O Centro de Controle de Doenças, em Atlanta, Geórgia, divide as vacinas de viagem em três categorias: rotineiras, recomendadas e exigidas. Dependendo de qual área da Europa você está viajando, você pode não precisar de qualquer vacinação adicional. Sempre verifique com o CDC os alertas atualizados de seu destino.
Vacinas de rotina
O CDC recomenda que todas as crianças, viajando ou não, sejam vacinadas contra hepatite B, rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, hemofilia influenzae tipo b, pneumococo, poliomielite, influenza, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e hepatite A. As recomendações para adolescentes incluem vacinas adicionais para papilomavírus humano e meningocócica. Para adultos, o CDC recomenda que todas as vacinas de rotina sejam atualizadas antes de viajar para qualquer destino na Europa.
Vacinas recomendadas para viagens para a Europa
Para viajar para a Europa Ocidental, incluindo Alemanha, França e Inglaterra, as únicas vacinas recomendadas em 2009 pelo CDC são para hepatite B e raiva se os viajantes anteciparem entrar em contato com morcegos, carnívoros ou outros mamíferos, incluindo cães ou gatos. O CDC diz que a vacina contra hepatite B é "recomendada para todas as pessoas não vacinadas que possam estar expostas a sangue ou fluidos corporais, tenham contato sexual com a população local ou sejam expostas através de tratamento médico, como por acidente, mesmo em países desenvolvidos". e para todos os adultos solicitando proteção contra a infecção pelo VHB. "
São recomendadas vacinas adicionais para pessoas que viajam em 2009 para a Europa Oriental e Norte da Ásia, como a Ucrânia, Romênia e Bulgária. Para os turistas que visitam essas áreas, o CDC recomenda a vacinação adicional contra hepatite A e febre tifóide. O CDC recomenda a hepatite A "para todas as pessoas não vacinadas que viajam ou trabalham em países com um nível intermediário ou alto de infecção pelo vírus da hepatite A, onde a exposição pode ocorrer através de alimentos ou água. Casos de hepatite A relacionados a viagens também podem ocorrer em viajantes. países com roteiros turísticos “padrão”, acomodações e comportamentos de consumo de alimentos ”.
O Centro recomenda uma vacina contra a febre tifóide“ para todas as pessoas não vacinadas que viajam ou trabalham na Europa Oriental e Norte da Ásia, especialmente se visitam cidades menores, aldeias, ou áreas rurais e ficar com amigos ou parentes onde a exposição pode ocorrer através de comida ou água. "
Vacinas necessárias para viajar para a Europa -
Em novembro de 2009, não há vacinação necessária para viajar para qualquer destinos na Europa.