casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os fornos de microondas matam enzimas alimentares?

Os fornos de microondas fornecem uma alternativa - e muitas vezes muito conveniente - para cozinhar ou reaquecer alimentos. Porque não é óbvio para muitas pessoas como é que elas funcionam, no entanto, existem concepções erradas sobre microondas e seus efeitos sobre os alimentos. Por várias razões, não se pode dizer com precisão que as microondas matam enzimas alimentares.

Enzimas

Uma enzima é uma molécula à base de proteínas que ajuda as reações químicas a ocorrerem mais rapidamente do que de outra forma. Seu corpo depende de uma infinidade de enzimas para ajudá-lo a realizar as reações químicas do metabolismo. Você usa enzimas para digerir sua comida, enzimas para processar alimentos em energia, enzimas para ajudar a construir materiais estruturais e funcionais, e enzimas até mesmo para ajudar seus músculos a se contraírem. Seu corpo produz todas essas enzimas em si, dentro das células. Enzymes From Food

É um equívoco comum que você precisa - ou na verdade pode até obter - enzimas de sua comida. O fato é que seu corpo produz as enzimas que você mesmo precisa. Embora existam algumas substâncias, como vitaminas, que você precisa para executar reações químicas e deve obter alimentos, as enzimas não estão entre essas substâncias. Na verdade, não há provas científicas de que as enzimas que você ingerir através dos alimentos ingeridos sejam tomadas ou utilizadas pelo corpo - com toda a probabilidade, você simplesmente as digere.

Radiação de Microondas -

Seu micro-ondas emite um tipo de energia que é freqüentemente chamada de "radiação", mas diferente da radiação nuclear ou radiação ultravioleta, a radiação de microondas não pode machucá-lo - é tão inofensiva quanto a luz visível, que também é um tipo de radiação.

radiação de alta energia como a radiação nuclear pode quebrar ligações em moléculas, levando a câncer e doenças, a radiação de baixa energia não pode. A radiação de microondas faz com que as moléculas girem, o que não danifica as moléculas, mas produz calor através da fricção, explica o Dr. Martin Silberberg em seu livro "Química: A Natureza Molecular da Matéria e da Mudança".> Na verdade, as enzimas não estão vivas, então elas não podem ser "mortas", mas as microondas não causam danos às moléculas, explicam os drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Como tal, mesmo que você precisasse que as enzimas do seu alimento funcionassem - e não há provas de que você faça isso - o micro-ondas não afetaria a integridade da enzima. Muitas enzimas tornam-se inativas quando expostas ao calor, mas isso também ocorre por meio da cocção convencional.

Microondas e Nutrição

As microondas não apenas não danificam os alimentos devido a qualquer efeito sobre as enzimas alimentares, mas também minimizam danos a outros nutrientes - como vitaminas - que podem ser danificados pela exposição ao calor. Um artigo de 2007 publicado na revista acadêmica "The Journal of Food Quality", observa que a culinária convencional reduz o teor de vitamina dos alimentos em relação ao cozimento no microondas. Ambos reduzem o conteúdo de nutrientes em relação ao de um alimento cru, mas isso é uma conseqüência natural do calor.