A doença transmitida por alimentos é uma doença, geralmente na forma de vômitos e diarréia, que ocorre depois que você ingere alimentos que foram contaminados por bactérias, vírus ou parasitas chamados patógenos. Patógenos de doenças transmitidas por alimentos incluem E. coli, Shigella, salmonela, listeria e clostridium. As doenças transmitidas por alimentos são transmitidas de várias formas e, em muitos casos, são evitáveis.
Alguns tipos de doenças transmitidas por alimentos são transmitidas por via oral-fecal. Isso significa que as bactérias nas fezes contaminam sua comida, geralmente por níveis de higiene abaixo do normal. Se você não lavar as mãos com água e sabão depois de usar o banheiro, arrisca-se a se contaminar enquanto prepara uma refeição. Consumir os alimentos que foram contaminados com bactérias como a Shigella dessa maneira pode deixá-lo doente. Contaminação de fontes de água doce com matéria fecal, um fenômeno mais comum em países em desenvolvimento do que na América do Norte, é outra maneira pela qual você pode ser afetado por doenças transmitidas por alimentos.
Contaminação de Superfícies
Alimentos crus ou mal cozidos pode ser uma rota de transmissão para doenças transmitidas por alimentos, incluindo doenças causadas por salmonelas. Cozinhar alimentos a temperaturas internas mínimas, entre 145 e 160 graus F, dependendo do tipo de carne, elimina o risco desta forma de intoxicação alimentar. Limpar superfícies de cozinha e utensílios de forma vigilante pode prevenir esse tipo de doença de origem alimentar. Bactérias de ovos crus e aves que permanecem em tábuas de corte, facas e balcões de cozinha têm uma chance de contaminar outros alimentos. Quando você come os alimentos contaminados, podem ocorrer sintomas desagradáveis, como náuseas, vômitos e dor de cabeça.
Armazenamento inadequado de alimentos
Armazenar alimentos cozidos incorretamente é outra maneira possível de desenvolver doenças transmitidas por alimentos. Bactérias crescem em sua comida se o prato foi deixado sem refrigeração por longos períodos de tempo. Coma entradas quentes imediatamente após o serviço para reduzir seu risco; armazenar sobras em um refrigerador de 40 graus F dentro de duas horas.
Considerações
Sintomas de doenças transmitidas por alimentos variam de pequenos casos de náuseas para implicações mais graves, como desidratação. Economize alimentos e todas as embalagens associadas de itens suspeitos de terem adoecido, a fim de identificar a natureza exata do problema. Seu departamento de saúde local pode testar os itens para determinar se a doença transmitida por alimentos representa uma ameaça para a sua comunidade maior. Fale com seu médico se os sintomas persistirem por mais de dois dias.