A exposição à luz é um fator que pode fazer com que os alimentos se estraguem mais rapidamente. Tanto a luz natural quanto a artificial podem acelerar esse processo, chamado fotodegradação, de acordo com o Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana da Universidade Clemson. Exposição à luz solar, luz fluorescente e incandescente podem causar fotodegradação.
Como funciona
A fotodegradação ocorre quando a absorção de luz causa diretamente uma reação química em um constituinte do alimento, ou quando a luz causa indiretamente uma reação em um segundo constituinte pelo seu efeito sobre o primeiro. A fotodegradação geralmente afeta componentes específicos dos alimentos, como pigmentos, vitaminas, gorduras e proteínas. A absorção da luz pode fazer com que os alimentos desenvolvam aromas anormais e percam ou mudem de cor. Também pode causar perda de vitamina.
Sensibilidade à luz
Como um alimento é sensível à fotodegradação depende de fatores como a força e o tipo da luz, duração da exposição, distância da luz, temperatura, oxigênio conteúdo do alimento, propriedades ópticas da embalagem e se o alimento é sólido ou líquido. A luz geralmente penetra somente na camada externa de um alimento sólido, geralmente causando descoloração em sua superfície. A luz pode penetrar mais profundamente nos líquidos e afetar mais constituintes devido à mistura e à agitação.
Exemplos de fotodegradação
Quando especiarias e ervas de cores vivas, como pimenta em pó, desbotaram, seu sabor e conteúdo de nutrientes ", 3, [[Além disso, as vitaminas hidrossolúveis, como as da família B, são muito sensíveis à fotodegradação. Por exemplo, o conteúdo de riboflavina em macarrão enriquecido é conhecido por cair 50% após a exposição à luz por um dia, de acordo com o MSNBC.com. Além disso, a atividade antioxidante no azeite de oliva pode diminuir em 40% após seis meses quando armazenada ao ar livre.
Informações Adicionais
O efeito adicional de calor, ar e umidade, assim como a luz, pode fazer com que os alimentos se deteriorem mais rapidamente. Armazenar alimentos em local escuro, fresco e seco pode preservar sua qualidade e prolongar significativamente sua vida útil. Armazenados corretamente, alimentos como frutas secas, sopa, carne, manteiga de amendoim, café, chá, biscoitos, biscoitos e granola podem durar anos, segundo o Science Daily. Embalar alimentos em recipientes opacos também ajuda a evitar a fotodegradação.
, , ] ]