Os recipientes de armazenamento de comida de plástico não custam muito, são leves e duráveis e são facilmente encontrados na maioria das lojas. Apesar de suas vantagens para armazenar restos de comida e outros itens alimentícios, esses recipientes de comida de plástico podem apresentar vários perigos. Esses perigos e riscos abrangem uma gama ampla de riscos à saúde para você e sua família, até a degradação ambiental.
Degeneração por microondas
Alguns recipientes para alimentos plásticos não são formulados para resistir aos efeitos de serem aquecidos em um microondas forno. O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos adverte que esses contêineres podem derreter ou entortar no calor. Além disso, o USDA diz vários tipos de produtos químicos nocivos podem acabar em sua comida, se você colocar um recipiente de plástico não-microondas em um microondas.
Bisfenol A
Empresas usam um produto químico conhecido como bisfenol A , comumente referido como BPA, para recipientes de alimentos plásticos reutilizáveis do fabricante, de acordo com a Pennsylvania State University. A universidade adverte que a pesquisa é inconclusiva quanto à segurança desse produto químico, mas relata que existe algum potencial para inúmeros riscos à saúde relacionados à exposição ao BPA. Departamento de Saúde e Pesquisa dos Estados Unidos Serviços Humanos adverte que o maior risco envolve crianças e bebês que são mais suscetíveis a traçar quantidades de qualquer tipo de produto químico.
Bactérias
Alguns recipientes de comida plástica podem ser difíceis de limpar ou ter superfícies ranhuradas que abrigam bactérias, de acordo com a Associação Internacional para Proteção de Alimentos. As bactérias podem contaminar o próprio alimento e criar um risco de sofrimento gastrointestinal ou intoxicação alimentar. A associação recomenda apenas o uso de recipientes plásticos de armazenamento de alimentos que sejam largos, abertos e fáceis de limpar.
Efeitos ambientais
Em 2008, as famílias americanas descartaram 13 milhões de toneladas de plástico, de acordo com os EUA. Agência. Destes, a maior parte do plástico era de recipientes. A EPA informa que apenas 6,8% desse plástico foi reciclado. O desperdício de plástico pode contaminar o meio ambiente e acumular-se em aterros sanitários.
A lixiviação química à base de calor
A exposição de recipientes de plástico a condições de calor elevado, como água fervente ou lava-louças, pode causar o plástico para lixiviar vários tipos de produtos químicos potencialmente prejudiciais em seus conteúdos alimentares, de acordo com o Departamento de Saúde dos EUA &Serviços Humanos. Isso inclui o BPA. O departamento sugere não usar água fervente com recipientes de plástico e apenas colocar recipientes de plástico rotulados como "lava-louças" em seu aparelho de lavagem.