O rizoma do zingiber officinale é mais comumente chamado de gengibre ou raiz de gengibre. É usado fresco ou seco e pode ser encontrado na culinária asiática e em muitos pratos de sobremesa. Como uma erva, o gengibre é usado em tradições em todo o mundo. Gengibre fresco está prontamente disponível na seção de produtos da maioria dos supermercados ou lojas de alimentos saudáveis.
Zingiber officinale é um nativo do clima tropical da Ásia, onde há solo úmido e fértil. A planta cresce até cerca de 1 pé de altura, com folhas verdes e estreitas, e tem flores que variam em cor de branco para um verde-amarelo. A raiz carnosa é de cor castanha clara, com vários "dedos".
Dados Nutricionais
O gengibre é geralmente apreciado pela sua utilização como erva ou sabor como especiaria e não como suplemento nutricional. De acordo com a Self NutritionData, um pedaço de 2 gramas de gengibre contém apenas 1,6 calorias, 0,7 mg de ácidos graxos ômega-3 e 2,4 mg de ácidos graxos ômega-6. Fornece 0,1 mg de vitamina C e 0,2 mg de folato. O gengibre também contém quantidades mínimas de minerais: 0,3 mg de cálcio, 0,9 mg de magnésio, 0,7 mg de fósforo, 8,3 mg de potássio e apenas 0,3 mg de sódio.
Benefícios médicos
O gengibre é tradicionalmente usado para aliviar náuseas e vômitos. Segundo a Clínica Mayo, o gengibre pode reduzir a náusea devido à quimioterapia. Pesquisa de E. Ernst e M.H. Pittler, publicado na edição de março de 2009 do "British Journal of Anesthesia", mostrou que o gengibre é eficaz na redução das náuseas causadas por enjoos matinais, náusea e náusea causada pela quimioterapia. Em um artigo publicado na edição de maio de 2007 da "Food and Chemical Toxicology", uma publicação internacional publicada pela Associação Britânica de Pesquisa Biológica Industrial, a autora Y. Shukla e M. Singh afirmaram que o gengibre contém constituintes com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias fortes. , alguns dos quais têm a capacidade de ajudar a prevenir o câncer.
Gengibre é uma erva estimulante, e de acordo com o fitoterapeuta Michael Tierra, beber um chá quente feito de gengibre pode aumentar a circulação cardiovascular e apressar o calor para o corpo. Isso é especialmente útil se você sofre de um resfriado ou tem má circulação nas mãos e nos pés. Tradicionalmente, o gengibre tem sido usado para aliviar náuseas e vômitos associados com resfriados, gripe e enjôo e reduzir a inflamação das articulações. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, os efeitos colaterais do gengibre são doses raras, mas extremamente grandes, podem causar azia, irritação na boca e diarreia. Evite gengibre se você tem algum distúrbio de sangramento ou está tomando um regime de aspirina. Consulte o seu médico antes de tomar o gengibre, se você tem cálculos biliares ou se você pretende tomá-lo regularmente.