As pessoas usaram o gengibre na medicina oriental para tratar náusea por milhares de anos. É frequentemente recomendado como uma alternativa aos medicamentos anti-náusea vendidos sem prescrição médica, porque não causa a boca seca desagradável e a sonolência que esses medicamentos podem causar. O gengibre também é seguro para pacientes com quimioterapia, pós-operatório e mulheres grávidas.
Por que funciona?
O sistema do Sistema de Saúde da Universidade de Michigan sugere que um antioxidante contido no gengibre, chamado gingerol, pode reduzir o danos que os radicais livres podem causar em todo o corpo. Gingerol trabalha para remover produtos que resultam de processos oxidativos no trato digestivo, que são uma causa comum de náusea. O gengibre também ajuda a bloquear os receptores no estômago que se ligam à serotonina, o que pode resultar em aumento da náusea se for deixado para se ligar livremente. Ginger Candy e Enjôo de Envenenamento
Muitos anticonvulsivantes comuns e prescrição medicamentos para enjoo causam efeitos colaterais desagradáveis, como boca seca e sonolência. Um estudo comparando a eficácia do gengibre para tratar sintomas de náuseas agudas com o de um medicamento comumente prescrito, a scopalomina e um placebo, mostrou que o gengibre é mais eficaz que o placebo, mas menos eficaz do que o medicamento de prescrição. No entanto, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, muitas pessoas escolhem gengibre sobre medicamentos de prescrição, porque é seguro de usar e não causa efeitos colaterais. Doces, como pastilhas ou pirulitos, são escolhas populares, pois são fáceis de comer e são mais saborosos do que o gengibre cru.
Uso durante a quimioterapia
Recentemente, um punhado de estudos foi concluído para testar a efeitos do gengibre na náusea devido à quimioterapia. Estes estudos mostram provas convincentes de que pode ser útil para reduzir a sensação desagradável de náusea pós-quimioterapia, mas que não reduz a ocorrência de vômitos, diz a Universidade de Maryland Medical Center. Suzanna Zick, uma médica naturopata do Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, descobriu através de seus estudos que alguns pacientes de quimioterapia relatam sentir um alívio maior das náuseas quando as cápsulas de gengibre são adicionadas aos seus tradicionais tratamentos anti-náusea. Muitas mulheres grávidas experimentam náusea leve a grave, particularmente durante o primeiro trimestre. Assim como o enjôo e a quimioterapia, o gengibre pode ajudar a acalmar seu estômago e reduzir o mal-estar que você está sentindo. MayoClinic.com também sugere que chupar balas ou gomas de mascar, incluindo aquelas que contêm gengibre, pode ajudar a sufocar o sentimento doentio que resulta do ferro em vitaminas pré-natais.
O que procurar
Raiz de gengibre, quando mastigada ou colocada em alimentos, é mais eficaz para o tratamento de náuseas. Gengibre seco ou em pó também funciona muito bem, e pode ser incluído no fácil de comer doces e mastiga. Zick recomenda a leitura da lista de ingredientes antes de comprar produtos de gengibre, pois muitos contêm apenas aromatizantes e não contêm nenhum tipo de gengibre.