O gengibre é um tempero que é feito da planta Zingiber officinale e contém compostos fenólicos pungentes, que são responsáveis pelo seu sabor, assim como pela maioria de seus efeitos sobre a saúde. O gengibre é frequentemente consumido como alimento e chá. Evidências sugerem que o gengibre proporciona uma ampla gama de benefícios à saúde, desde a redução da dor muscular até o combate a certos cânceres.
Reduz a dor muscular
O gengibre pode aliviar a dor muscular associada ao exercício intenso, segundo um estudo conduzido por chumbo autor Patrick O'Connor e colegas da Universidade da Geórgia. Os participantes consumiram gengibre cru, gengibre aquecido ou placebo durante 11 dias, enquanto realizavam exercícios intensos destinados a causar dano muscular. O relatório, publicado na edição de maio de 2010 do "Journal of Pain", revelou que os grupos de gengibre experimentaram reduções na dor muscular causada pelo exercício comparado ao grupo placebo.
Melhora a osteoartrite
Investigador responsável Edward Altman e colegas da Universidade de Miami estudaram os efeitos do gengibre em pacientes com osteoartrite, a forma mais comum de artrite. Durante seis semanas, os indivíduos receberam um suplemento de gengibre ou um placebo duas vezes ao dia. No final do estudo, que foi publicado na edição de novembro de 2001 da revista "American College of Rheumatology", o grupo de gengibre experimentou diminuição da dor em comparação ao grupo placebo.
Retarda o câncer colo-retal
O gengibre contém o composto fenólico pungente gingerol, que pode retardar o câncer colorretal, de acordo com um estudo realizado em animais pela principal autora, Ann Bode, e por colegas pesquisadores do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota. Eles descobriram que os ratos que tomaram gingerol vezes por semana diminuíram o crescimento de células cancerígenas colorretais em comparação com ratos que não receberam gingerol. Embora esses achados sejam promissores, são necessários rastros humanos.
Previne o dano ao rim diabético
Os diabéticos correm um risco maior de sofrer danos renais. O Dr. Ali Taghizadeh liderou uma equipe de pesquisadores do Hospital Emam Khomeini que estudou o impacto do gengibre na saúde renal de ratos diabéticos. Eles descobriram que os indivíduos que aderiram a uma dieta rica em alho em pó experimentaram reduções no dano renal em comparação com os participantes com placebo, de acordo com uma pesquisa publicada na edição de maio de 2006 da revista "Food Chemistry".