Antioxidantes são moléculas que controlam os radicais livres produzidos durante a oxidação. A oxidação é uma parte natural do metabolismo do seu corpo - é o processo que seu corpo usa para decompor a matéria, como comida, e transformá-la em energia. Mas a oxidação também cria radicais livres, células danificadas que podem danificar ainda mais outras células, tecidos e DNA, e levar a doenças como câncer, diabetes e problemas cardíacos. Antioxidantes ajudam a controlar os radicais livres, limitando ou interrompendo a oxidação. Muitos chás de ervas são ricos em substâncias químicas antioxidantes e podem ajudar a aumentar os antioxidantes naturais do seu corpo. Consulte um profissional de saúde antes de iniciar a fitoterapia.
Chá Verde
A planta do chá, ou Camellia sinensis, é um arbusto nativo da Ásia. As folhas são processadas para produzir chás preto, verde e branco, todos com propriedades antioxidantes. O chá verde sofre a menor quantidade de processamento, o que envolve oxidação e tem o maior teor de antioxidantes. Os antioxidantes ativos são os polifenóis, incluindo taninos e flavonóides, como galato de epigalocatequina, ou EGCG; epigalocatequina ou EGC; galato de epicatequina ou ECG; epicatequina ou EC; e catequina, ou C. Os polifenóis do chá verde também possuem ações antiinflamatórias e antimutagênicas, o que os torna úteis para doenças inflamatórias e protetoras do DNA. A Dra. Linda B. White e Steven Foster recomendam várias xícaras de chá verde diariamente para a artrite reumatóide. Lester A. Mitscher, Ph.D., e Victoria Dolby citam os benefícios dos antioxidantes do chá verde para muitas formas de câncer, doenças cardíacas, digestão e cárie dentária. Consulte o seu médico se você tiver estômago, rim, problemas mentais, circulação ou coração, ou se você estiver tomando medicação para quaisquer doenças relacionadas. Yerba Mate,
Yerba mate, ou Ilex paraguayensis, é um arbusto perene nativa da América do Sul. Os curandeiros tradicionais fazem um chá das folhas para usar como um estimulante para a fadiga mental e física. O principal ingrediente ativo é a cafeína, mas o mate também é rico em polifenóis antioxidantes como ácido clorogênico, taninos, catecóis e flavonóides. Um relatório de N. Bracesco e colegas publicado na edição de junho de 2010 do "Journal of Ethnopharmacology" cita os benefícios dos antioxidantes de mate no tratamento de colesterol alto, hipertensão, câncer, obesidade e doenças inflamatórias. Os pesquisadores observam que os polifenóis nos extratos de mate são mais altos que os do chá verde e similares aos dos vinhos tintos. A pesquisa descobriu que as ações de proteção do DNA do parceiro são devidas aos antioxidantes ácido clorogênico, rutina e quercetina, e seus efeitos anti-inflamatórios, anti-obesidade e anti-colesterol são devidos ao ácido clorogênico e aos flavonóides. Mate é um estimulante, portanto, consulte seu médico antes de combiná-lo com medicamentos para problemas cardíacos, hipertensão, depressão ou insônia.
Camomila alemã
Camomila alemã, ou Matricaria recutita, é uma erva anual da família Aster. nativo da Europa, mas usado como chá medicinal em todo o mundo. Os curandeiros tradicionais usam camomila para tratar feridas, úlceras, eczema, gota, infecções de pele, dor nos nervos, ciática, reumatismo e hemorróidas. A camomila é rica em antioxidantes como apigenina, ácido cafeico, chamazuleno, ácido clorogênico, crossoiol, ácido gentísico, hiperosídeo, ácido isoferulico, isoramnetina, kaempferol, luteolina, ácido málico, ácido p-cumárico, quercetina, rutina, ácido salicílico e ácido sinápico. Esses antioxidantes desempenham um papel na redução da inflamação, que pode levar a danos e doenças celulares. Um estudo de V. M. Chandrashekhar e colaboradores publicado na edição de fevereiro de 2010 do “Journal of Ethnopharmacology” testou a camomila em animais com danos cerebrais devido ao estresse oxidativo. O estudo descobriu que a camomila teve ação neuroprotetora e reduziu o dano oxidativo através do trabalho de eliminação de radicais livres da apigenina antioxidante e outros compostos fenólicos. A camomila pode desencadear uma reação alérgica se você for sensível às plantas da família Aster.