Peridot é uma pedra natural verde viva com uma pitada de ouro nas profundezas, valorizada desde a antiguidade. Hoje, a região da Caxemira no Paquistão produz os cristais mais requintados do mundo. Mas os 13.000 pés. montanhas, condições de mineração traiçoeiras e raridade fizeram os preços dispararem. Recentemente, uma pedra de diamante semelhante a um laboratório, a zircônia cúbica (CZ), foi produzida em um arco-íris de belos tons, incluindo um rico peridoto verde. Distinguir real de artificial requer a compreensão da natureza de cada um.
O Mineral
Gem peridot é um silicato cristalino de ferro e magnésio formado em magma vulcânico. Quanto maior o teor de ferro, mais profundo é o verde. Sua forma maciça, o mesmo silicato de ferro-magnésio é chamado olivina, um mineral comum na crosta terrestre. O peridoto é quase tão duro quanto o cristal de quartzo. Peridoto de qualidade de gemas é encontrado em quase todos os continentes, mas em nenhum lugar em grande quantidade e raramente em espécimes perfeitos.
O Gemstone
Peridot é difícil de cortar e facetar, quebrando com facilidade. Embora não seja tão duro como diamantes ou esmeraldas, ele mantém um polimento muito bem. O peridoto é encontrado em muitos tons de verde, mas não em outras cores. Também é incomum entre as gemas em que sua cor permanece a mesma na luz solar ou luz artificial. Por essa razão, os antigos romanos a chamavam de "esmeralda da noite". Peridoto natural de alta qualidade pode custar US $ 500 por quilate a partir de 2010.
Zircônia cúbica
A zircônia é o óxido do metal prateado, o zircônio. Na natureza, o óxido de zircônio é um mineral esbranquiçado e nebuloso chamado badeleyite. Em pó e aquecido a quase 5.000 graus F, misturado com cerca de 12% de óxido de ítrio, outro metal raro, ele resfria à brilhante CZ, cristalina e incolor. O C em CZ refere-se à sua estrutura atômica de cristal cúbico após solidificação. As qualidades ópticas são difíceis de distinguir dos diamantes finos. Químicos descobriram que diferentes aditivos de óxido metálico podem criar quase qualquer sombra no arco-íris do gemologista, incluindo variações sutis na paleta de verdes do peridoto.
Zircônia cúbica Peridoto
Como a CZ pode ser feita em quase todas as cores, jóias formado a partir de peridoto CZ é agora acessível para o comprador mais frugal. Muitos produtores de peridoto feitos em laboratório podem ser encontrados em todo o mundo, mas uma empresa californiana ilustra valores típicos a partir de 2010: lotes de 50 pedras CZ peridoto facetadas de lapidação circular e 10 mm podem ser comprados por menos de US $ 50. Diferenças
A diferença mais óbvia entre o peridoto natural e o feito no laboratório é o preço. As outras diferenças - baseadas na origem e na química - exigem que os instrumentos, as lentes e os olhos experientes de um gemologista ou de um especialista sejam detectados.
Mesmo o melhor peridoto natural, porque ele suporta milhões de anos de forças geológicas profundas crosta rochosa da terra, contém rachaduras microscópicas e inclusões. CZ é impecável. Isso também faz parte do motivo pelo qual o peridoto da natureza é menos robusto no processo de corte, mostra desgaste e lascamento mais rápido que um CZ e varia entre 6,5 e 7,9 na escala de dureza mineralógica de Mohs, enquanto o CZ mede 8,5 instrumentos.
O CZ é muito denso, de 5,5 a 5,9 vezes mais pesado que a água para volumes iguais, enquanto o peridoto natural pesa 3,4. Assim, um peridoto natural de 1 quilate (unidade de peso gemológico) terá quase o dobro do tamanho do peridoto mais denso CZ.
, , ] ]