Todas as variedades de chá verde são produzidas a partir da planta Camellia sinensis. Dependendo da variedade, as folhas, caules e brotos da planta são usados. O chá verde da pólvora é uma variedade específica de chá verde que é cultivada em uma região específica e enrolada de uma maneira particular. Como todos os chás verdes, o chá verde da pólvora contém cafeína.
Chá verde da pólvora
O chá verde da pólvora existe desde a Dinastia Tang. É enrolado firmemente para assumir a aparência de pelotas de pólvora. As bolas não se desenrolam durante o armazenamento e só se desfazem quando são expostas à água, abrindo-se para se tornarem folhas verde-oliva. O chá verde da pólvora é mais concentrado do que outras variedades de chá verde, porque é mais bem enrolado. Ele pode ter um leve aroma esfumaçado com um leve sabor de limão, embora o efeito geral seja relativamente suave.
Conteúdo de cafeína
Todos os chás verdes contêm entre 2 e 4% de cafeína. O teor específico de cafeína para o chá verde da pólvora depende de vários fatores, incluindo quanto o chá é usado em relação à água e quanto tempo o chá pode ficar íngreme. Quanto menos chá você usar e quanto menor o tempo de maceração, menor o teor de cafeína do seu chá. Como o chá verde da pólvora é muito bem enrolado, uma quantidade menor de chá seco fornece mais cafeína do que outras variedades de chá verde mais frouxamente laminadas. Consumo e efeitos colaterais
Medline Plus afirma que o chá verde é provavelmente seguro para a maioria dos adultos consumir, desde que seja feito com moderação. Beber mais de cinco xícaras de chá verde por dia pode causar vários efeitos colaterais. Estes incluem insônia, dores de cabeça, tontura, zumbido nos ouvidos e azia. Consumo de chá verde pode reduzir a absorção de ferro e muito chá verde pode realmente ser fatal como os níveis de cafeína se tornam muito altos. Uma dose fatal de cafeína é considerada entre 10 e 14 gramas.
Precauções
O chá verde pode interagir com medicação ou outras condições existentes. Limite o seu consumo de chá verde se estiver grávida ou a amamentar. Duas xícaras de chá verde equivalem a 200 miligramas de cafeína, que é o limite recomendado para evitar aborto espontâneo e outros efeitos negativos. Se você sofre de anemia, distúrbios de ansiedade, distúrbios hemorrágicos, problemas cardíacos, diabetes ou doenças do fígado, consulte seu médico antes de começar a consumir grandes quantidades de chá verde.