casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Benefícios do Chá Verde no Metabolismo

A planta do chá é naturalmente alta em um grupo de antioxidantes conhecidos como catequinas. O chá verde oferece mais catequinas do que o chá preto porque sua produção envolve menos processamento e fermentação. Os benefícios para a saúde do chá verde são vastos e incluem a prevenção do câncer e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Há outro benefício importante do chá verde. Em muitos estudos de pesquisa, o extrato de chá verde foi mostrado para alterar significativamente a composição corporal, aumentando o metabolismo. Como catequinas ajudam na perda de peso? As catequinas são poderosos antioxidantes que podem ajudar a perda de peso de duas maneiras. Eles inibem a quebra de gorduras e a produção de uma substância inflamatória que desencadeia a fome. Beber apenas três copos de chá verde diariamente pode contribuir para uma redução no peso corporal e na circunferência do peso (mulheres com uma cintura de mais de 35 polegadas e homens com uma cintura de mais de 40 polegadas correm um risco muito maior de doença cardiovascular do que suas contrapartes de cintura fina) em quase cinco por cento em três meses. Catequinas são encontradas no chá verde (uma xícara oferece 142 miligramas), chocolate (quatro onças oferece 53 miligramas) e chá preto (uma xícara contém 27 miligramas). No entanto, apenas chá verde e preto são livres de calorias.

Catechins Chá Verde e Oxidação de Gordura

Um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition investigou se o extrato de chá verde (contendo cafeína e catequina conhecida como epigalocatequina galato, ou EG), poderia aumentar o gasto energético de 24 horas (EE) e oxidação de gordura (queima de gordura) em humanos. Em três ocasiões separadas, 10 homens saudáveis ​​foram aleatoriamente designados para receber um dos seguintes itens no café da manhã, almoço e jantar: extrato de chá verde (50 miligramas de cafeína e 90 miligramas de EG), cafeína (50 miligramas) e placebo. As conclusões deste estudo foram que o chá verde promove a oxidação da gordura além do que poderia ser explicado pelo seu teor de cafeína.

Atividade física aumenta o efeito

Um estudo publicado pelo Journal of Nutrition revelou que o consumo de chá verde as catequinas aumentam as alterações induzidas pelo exercício na gordura abdominal e nos níveis séricos de triglicerídeos (gordura no sangue). Cento e trinta e dois (132) participantes foram aleatoriamente designados para dois grupos. O primeiro grupo recebeu uma bebida contendo 625 miligramas de catequinas e 39 miligramas de cafeína, enquanto o segundo grupo recebeu uma bebida controle (39 miligramas de cafeína, sem catequinas) durante um período de 12 semanas. Suas dietas permaneceram constantes, mas participaram de pelo menos 180 minutos por semana de exercício de intensidade moderada.

A composição corporal, a gordura abdominal e os níveis séricos de triglicerídeos foram medidos no início e após 12 semanas. Houve perda de peso significativamente maior, alteração percentual na gordura abdominal total, gordura abdominal subcutânea e níveis séricos de triglicérides em jejum no grupo que consumiu a bebida rica em catequina. Embora essa evidência pareça convincente, muitos outros estudos são necessários para tirar conclusões que levariam a recomendações específicas.