casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O efeito do chá no desempenho dos atletas

Os americanos amam o chá; os Estados Unidos ocupam o 13º lugar em consumo mundial de chá, com pouco menos de 0,5 kg de chá consumido por pessoa por ano em 2002. Por causa do efeito estimulante dos chás cafeinados, você pode pensar em tomar chá para melhorar seu desempenho atlético. Os muitos sabores do chá tornam o chá mais atraente para as pessoas que têm gostos diferentes.

Conteúdo de cafeína

O teor de cafeína do chá pode explicar seus efeitos no desempenho atlético. Um 8 oz. porção de chá preto contém entre 40 e 120 mg de cafeína em comparação com os 95 a 200 mg de cafeína em 8 oz. de café. A cafeína entra na corrente sanguínea entre 15 e 45 minutos após o consumo. Um estudo de 2010 da Universidade Victoria, na Austrália, concluiu que o consumo de cafeína sozinho pode melhorar o desempenho do single-sprint. A cafeína reduz os sentimentos de fadiga e aumenta a liberação de adrenalina, o que pode explicar os seus efeitos sobre o desempenho. O chá verde recebeu uma grande quantidade de imprensa sobre suas supostas propriedades de queima de gordura. Gordura, como carboidrato, é uma fonte de energia. Um estudo de 2009 do Instituto de Tecnologia de Waikato, na Nova Zelândia, pesquisou uma possível ligação entre os efeitos do chá verde sobre a queima de gordura e o desempenho atlético. O estudo concluiu que os ingredientes ativos no chá verde não tiveram um efeito significativo no desempenho atlético dos ciclistas que consumiram chá verde antes do teste e uma hora antes do julgamento. Pesquisadores concluíram que a cafeína, e não o extrato de chá verde, foi responsável por qualquer melhoria.

Evidências Embora a evidência não apoiasse tempos melhores ou velocidades mais rápidas com o consumo de chá, a pesquisa mostrou que o chá verde pode melhorar a resistência atlética. Um estudo de 2006 da Kao Corporation no Japão descobriu que o extrato de chá verde melhorou a resistência pelo aumento da utilização de gordura em pesquisas com camundongos. Os pesquisadores concluíram que o chá verde melhorou a capacidade das células musculares de usar gordura como energia. Esses achados são significativos, uma vez que a falta de energia prejudicará o desempenho. Os glóbulos vermelhos desempenham uma função vital durante o exercício, fornecendo oxigênio para a produção de energia ideal. A produção ótima de energia ocorre na presença de oxigênio adequado. Um estudo de 2007 da Universidade Jagiellonian na Polônia analisou os efeitos antioxidantes do chá preto, verde e branco nos glóbulos vermelhos. Os pesquisadores concluíram que o chá verde teve o maior efeito protetor sobre os glóbulos vermelhos e membranas celulares. Embora os efeitos no desempenho atlético sejam mistos, o consumo de chá pode apoiar a atividade física através de suas funções preventivas e os impactos estimulantes da cafeína. , , ] ]