L-theanine é um aminoácido não essencial que ocorre principalmente nas folhas da planta Camellia sinensis, que é usado para produzir chá preto, oolong e verde. Uma forma sintética de L-theanine também está disponível como suplemento e aditivo alimentar chamado Suntheanine. Resultados preliminares da pesquisa mostram a promessa de alguns benefícios.
Stress Relief
As pessoas usaram a L-teanina e o chá verde historicamente como uma maneira de reduzir o estresse, mantendo-se alerta e evitando a sonolência. Um estudo publicado na edição de janeiro de 2007 da "Biological Psychology" descobriu que a ingestão de L-teanina resultou na redução da freqüência cardíaca e respostas salivares a uma tarefa estressante quando comparado com um placebo. Drugs.com cita um estudo japonês mostrando que L-theanine promove ondas cerebrais alfa, um indicador de relaxamento alerta. Com base neste estudo, Drugs.com observa que uma dosagem de 50mg a 200mg pode proporcionar um efeito de relaxamento.
Resistência à doença
Testes laboratoriais e em animais indicam que a L-teanina pode promover resistência natural aos tumores e infecções microbianas, de acordo com Drugs.com. Um estudo publicado em "Bioscience, Biotechnology and Biochemistry" em abril de 2002, por exemplo, descobriu que o chá verde em pó e teanina administrados a ratos tiveram efeitos benéficos contra o câncer de fígado induzido nestes animais.
Benefícios Tópicos> Algumas empresas produtoras de produtos para cuidados com a pele estão começando a incluir a L-teanina em seus cosméticos. Dermascriptives, por exemplo, inclui L-Theanine em um creme de noite para hidratar e fornecer nutrição para a pele estressada.