O chá verde de jasmim é uma bebida leve, florida, sem calorias e muito benéfica para a saúde. O chá contém cerca de 5 a 10% da cafeína em uma xícara de café. Pesquisas indicam que o chá verde jasmim pode ajudar a curar e prevenir uma variedade de doenças, enquanto agradar e acalmar seus sentidos com seu sabor perfumado.
EGCG
Todos os chás verdes contêm um composto chamado epigalocatequina galato, ou EGCG, que tem sido associada à prevenção do câncer. Um estudo conduzido por Hirota Fujiki e publicado em maio de 2005 no "The Chemical Record" descobriu que o consumo de 10 xícaras de chá verde de tamanho japonês a cada dia é eficaz na prevenção da recorrência de câncer para pacientes com câncer que terminaram seus tratamentos. Pesquisadores da Mayo Clinic também demonstraram a capacidade do EGCG de matar as células cancerosas da leucemia.
Catequinas
O chá verde contém um tipo de antioxidante chamado catequinas. Estas são substâncias poderosas que neutralizam os radicais livres no corpo que podem danificar o DNA e causar câncer. As catequinas também podem ajudar a prevenir coágulos sangüíneos e aterosclerose, uma condição na qual as artérias endurecem.
Prevenção do diabetes em chá verde e diabetes tipo 2
Estudo realizado em 2006 e publicado no periódico "Annals of Internal Medicine" concluíram que o consumo de chá verde está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2. Um estudo de 2004 publicado na revista "Farmacologia BMC" também concluiu que o chá verde apoiava o metabolismo da glicose em seres humanos e diminuiu os níveis de glicose no sangue em ratos diabéticos. Um estudo publicado em outubro de 2005 edição do "Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada" descobriu que o odor do chá de jasmim atua como um sedativo suave. Os participantes expostos ao odor do jasmim apresentaram diminuição dos batimentos cardíacos e estados de humor calmos. Pesquisas indicam que o jasmim acalma o sistema nervoso autônomo e tem um efeito sedativo positivo no humor.