"Incríveis 2", o filme da Pixar que está seriamente quebrando recordes de bilheteria, poderia ter algumas implicações potencialmente assustadoras para sua saúde. A Disney está alertando os cinéfilos de que seu novo filme animado pode causar (e está causando) ataques epilépticos.
Durante o final de semana, fãs (assim como a Fundação Epilepsia) compartilharam preocupações de que algumas das cenas do filme de super-heróis da Pixar com imagens tremidas em preto e branco e rotativas eram potencialmente perigosas para certos indivíduos com epilepsia. O estúdio prontamente respondeu postando sinais de alerta nos cinemas de todo o país.
“Alguns pacientes com epilepsia têm convulsões que são desencadeadas por luz, especificamente luz intermitente, incluindo padrões fortemente contrastados. Isso é chamado de epilepsia fotossensível, ou ter convulsões fotossensíveis ”, explica Cornelia Drees, MD, neurofisiologista clínico da UCHealth, ao LIVESTRONG.COM.
Algumas pessoas expressaram preocupação com o flashing lights no novo filme Incredibles 2. Se você está entre os 3% das pessoas que vivem com epilepsia fotossensível, você pode querer ser cauteloso ao ver este filme. Sobre a epilepsia fotossensível: https://t.co/aFc3PRB0yv pic.twitter.com/Mmql44lt0s
— EpilepsyFoundationFL (@EFOF) 16 de junho de 2018
Uma cena foi particularmente preocupante para ela. “Durante a luta entre o Elastigirl e o Screenslaver, toda a tela é ocupada por um padrão luminoso brilhante”, explica ela. "Esta é, presumivelmente, a cena mais preocupante".
De acordo com a Epilepsy Foundation, a epilepsia é um distúrbio crônico no qual ocorrem convulsões recorrentes e não provocadas. É o quarto distúrbio neurológico mais comum e afeta pessoas de todas as idades. Uma convulsão é uma súbita onda de atividade elétrica no cérebro, geralmente afetando como um indivíduo aparece ou age por um curto período de tempo. O que faz com que as crises ocorram? Enquanto eles podem estar relacionados a uma lesão cerebral ou uma tendência familiar, muitas vezes a causa é completamente desconhecida.
Dr. Drees explica que o que exatamente desencadeia essas crises fotossensíveis específicas não é claro, mas elas são mais comuns com aqueles que sofrem de tipos específicos de epilepsia:
- Epilepsia por ausência de infância (CAE), diagnosticada em cerca de 30% de todos crianças com epilepsia
-A epilepsia mioclônica juvenil (EMJ), que se inicia em adolescentes e é observada em aproximadamente 10 a 15 por cento dos adultos com epilepsia
De todas as pessoas com epilepsia, apenas cerca de 4 por cento terá uma resposta anormal a luzes piscando. No entanto, dentro dos grupos específicos de pessoas que têm CAE e JME, cerca de 40 por cento têm uma resposta tão anormal à estimulação visual repetitiva.
SAÚDE ALERTA Eu não vi isso mencionado em muitos lugares, mas o novo Incredibles 2 filme (# incredibles2) é preenchido com toneladas de luzes estroboscópicas que podem causar problemas para pessoas com epilepsia, enxaquecas e doenças crônicas. Esta discussão é livre de spoilers — Veronica Lewis (@ veron4ica) 15 de junho de 2018
Então, quais sinais você deve procurar? Embora seja difícil prever a sequência exata de eventos, explica o Dr. Drees, é razoável esperar que a pessoa não sinta ou se lembre de nada sobre o evento. "Também é possível que ele ou ela experimente uma série de sacudidelas de cabeça ou membros ao ver as luzes piscando e, em seguida, perde a consciência", explica ela. Um evento mais leve seria um breve conjunto de contorções do rosto ou dos braços, sem perda de consciência, enquanto houver lampejos.
Se você tiver alguma preocupação, converse com seu médico antes de assistir ao filme. VOCÊ PENSA?
Você está surpreso que "Incríveis 2" está fazendo com que as pessoas tenham convulsões? Você sabia que as luzes piscantes poderiam induzir convulsões? Todos os filmes com cenas como essas devem avisar os cinéfilos antes do tempo? Conte-nos o que você pensa!
, , ] ]