Distúrbios táteis, ou distúrbios do processamento sensorial, afetam o sentido do tato. Nessas perturbações, a sensação pode ser sentida com muita intensidade ou subtileza, ou os objetos podem, de várias maneiras, parecer irreconhecíveis quando segurados na mão. Os distúrbios táteis estão enraizados no cérebro e no sistema nervoso central e podem resultar de desregulação neural ou de tumores cerebrais, lesão ou cirurgia. Compreender os vários distúrbios táteis lança luz sobre o que é uma questão muito desafiadora para aqueles que os sofrem.
Defensividade tátil
Talvez o mais comum dos distúrbios táteis, aqueles com defensiva tátil diminuíram acentuadamente a tolerância para qualquer sensações táteis. Embora seja experimentado por alguns adultos, geralmente se manifesta em crianças. A Academia Infantil de Neurodesenvolvimento e Aprendizagem explica que os estímulos que chegam não são adequadamente processados e rastreados no cérebro, fazendo com que a criança registre até mesmo estímulos sensoriais leves como extremos, irritantes ou mesmo dolorosos.
Hipossensibilidade Tátil
Hipossensibilidade tátil é o oposto da defesa tátil. Aqueles com esse distúrbio tátil têm uma estimulação tátil diminuída. Isso pode resultar em lesões, porque o limiar de dor geralmente é bastante alto. Aqueles com hipossensibilidade tátil podem gravitar em direção a experiências de alta sensibilidade para sentir. Eles podem amar extremos em gostos como muito salgado ou picante, podem gostar de superfícies que proporcionam muita textura e estimulação, e podem procurar atividades barulhentas e barulhentas.
Apraxia tátil
A apraxia tátil é um distúrbio tátil de exploração de objetos. Envolve uma perturbação do movimento da mão ao manipular um objeto na presença de movimentos sem o uso de um objeto (por exemplo, movimentos ou gestos repetitivos). Aqueles com apraxia tátil têm dificuldade em sintonizar os movimentos das mãos com as características de um objeto sob certas circunstâncias.
Agnosia Tátil
Uma pessoa com agnosia tátil não consegue reconhecer objetos pelo tato. De acordo com o Departamento de Neurologia da Clínica Mayo, a agnosia tátil é um distúrbio sutil e não incapacitante. Este distúrbio táctil resulta de lesões, tumores ou danos nos córtices occipitais temporais mesiais, retrossensoriais e /ou mesiais do cérebro. Aqueles com agnosia tátil geralmente não têm dificuldade em identificar objetos através de seus outros sentidos.
Afasia tátil
Afasia tátil compartilha algumas semelhanças com agnosia tátil. Alguém com afasia tátil não pode nomear um objeto quando percebido pelo tato. Pode ser unilateral ou bilateral (isto é, pode afetar uma mão ou ambas as mãos). Alguém com afasia tátil geralmente pode descrever a função de um objeto, embora talvez não claramente. Ele é capaz de nomear o objeto quando percebido por outros sentidos, como a visão.
, , ] ]