casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Causas Comuns de Problemas de Engolir

A deglutição é um dos atos mais complexos que os humanos fazem diariamente. É também uma habilidade que muitas vezes é considerada como certa, ou seja, até que um problema ocorra. Problemas de deglutição são referidos como disfagia. Os diferentes tipos de disfagia são orofaríngeas, ou problemas que ocorrem na boca ou garganta, e problemas esofágicos, que ocorrem no esôfago ou tubo de comida. As causas da disfagia são muitas.

Etapas da deglutição

Existem várias etapas envolvidas na deglutição. A fase preparatória oral envolve a mastigação de alimentos ou a retenção de líquido como preparação para a deglutição. Qualquer alimento que não tenha sido completamente mastigado ou líquido que se espalhe prematuramente pela língua pode resultar em asfixia e /ou tosse. O estágio oral envolve mover a comida ou o líquido fazendo com que a língua empurre o material da frente da boca até a parte de trás da garganta. Quando o material chega à garganta, uma deglutição faríngea reflexiva é acionada. A laringe ou a caixa de voz se elevam, o material corre ao redor da via aérea e no esôfago. Uma vez que o material está no esôfago, é empurrado através dele para o estômago, o estágio esofágico. Causas de problemas de deglutição

As causas mais comuns de disfagia incluem doenças neurológicas, como esclerose múltipla, doença de Parkinson ou doença de Alzheimer , danos neurológicos causados por lesões ou derrames cerebrais ou da coluna vertebral, alguns tipos de câncer, certos tratamentos contra o câncer e a idade. A eficiência da deglutição diminui com a idade. Problemas de deglutição em crianças não são tão comuns, mas ocorrem.

Algumas das causas da disfagia infantil incluem paralisia cerebral - uma desordem neurológica - prematuridade, ou fissura palatina. A deglutição exige movimentos bem coordenados e altamente coordenados de um estágio para o seguinte. Demora cerca de 50 pares de músculos e nervos para engolir, de acordo com MayoClinic.com. Qualquer fraqueza muscular ou dano a um nervo pode atrapalhar o processo.

Possíveis problemas de fase oral incluem dificuldade para mastigar, dificuldade para controlar o material na boca, movê-lo para a garganta ou mantê-lo na boca devido ao lábio inadequado. fecho. Os problemas no estágio faríngeo podem incluir aspiração, com material entrando na traqueia ou traquéia, dificuldade de empurrar o material para o esôfago e resíduo faríngeo - material restante na garganta após a deglutição. Alguns problemas esofágicos envolvem material ficando preso no esôfago ou refluxo, que ocorre quando o material vaza de volta para fora do esôfago após a ingestão ou depois de comer.

Perigos da disfagia

Disfagia pode ser fatal. Se o material entrar nas vias aéreas, pode ficar ocluso ou entupido, causando asfixia e eventual morte. A pneumonia por aspiração, provocada pelo material que entra nos pulmões e subsequente infecção, pode criar problemas de saúde significativos. A disfagia pode comprometer a capacidade de uma pessoa em nutrir e hidratar adequadamente, resultando em desnutrição e desidratação.

Testes de disfagia

Dois dos testes para disfagia são o estudo de raios X com bário, durante o qual uma pessoa engole um material de contraste chamado bário que é usado para visualizar todos os estágios da deglutição e endoscopia, que envolve a colocação de um tubo flexível através do nariz para visualizar os estágios orofaríngeos e /ou esofágicos da deglutição.

Tratamento para Disfagia

O tratamento da disfagia varia com o tipo de problema. Os fonoaudiólogos podem fornecer exercícios específicos para fortalecimento muscular ou estratégias para ajudar a compensar uma deficiência específica na deglutição. As dietas para disfagia variam a consistência e textura dos alimentos e líquidos para indivíduos com comprometimento da deglutição. Se uma pessoa não for capaz de engolir de forma segura e eficiente, os meios de alimentação não orais podem ser considerados, como um tubo de alimentação. , , ] ]