casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Tratamento de feridas Manuka Honey Bed

O mel é mais do que apenas um alimento saboroso. Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio e da Universidade de Waikato demonstraram suas propriedades antibacterianas e curativas eficazes.

De acordo com a Sociedade Dermatológica da Nova Zelândia no DermNetnz.org, o mel Manuka, um tipo de mel produzido na Nova Zelândia, é usado como tratamento antimicrobiano tópico para escaras, úlceras de perna, úlceras diabéticas, queimaduras e feridas cirúrgicas. Embora a ciência moderna tenha "redescoberto" as habilidades terapêuticas do mel, sua natureza curativa é conhecida séculos, de acordo com Peter Mohan, Ph.D. Em seu artigo publicado na "World Wide Wounds", o professor Mohan diz que o uso de mel em remédios remonta a milhares de anos. De fato, a menção é feita na Torá e na Bíblia.

No século 20, de acordo com um artigo publicado no "Ostomy Wound Management", o mel mostrou-se cientificamente bastante eficaz na cicatrização de feridas no advento da descoberta de antibióticos.

Manuka Honey

DermNetNZ.org explica que diferentes tipos de mel demonstram níveis variados de propriedades antibacterianas. O tipo mais bacteriocídico de mel é Manuka mel ou Leptospermum scoparium.

Este mel foi demonstrado em estudos na Ohio State University, da Universidade de Waikato e da Universidade de Dresden para possuir eficácia antimicrobiana superior contra bactérias como Staphylococcus aureus, S. aureus resistente à meticilina ou MRSA, Escherichha coli, Streptococcus pyogenes, Salmonella typhimurium, Proteus Mirabilis e Pseudomonas.

Fitoquímicos antibacterianos

Um estudo publicado em "Molecular Nutrition &Food Research" descobriu que O mel de Manuka possui níveis significativamente altos de um fitoquímico chamado Metilglioxal ou MGO. Este fitoquímico tem uma profunda atividade bactericida contra muitas espécies de bactérias, incluindo o MRSA. Esses pesquisadores concluíram que o MGO deu à Manuka mel sua vantagem antimicrobiana.

Outras Propriedades

Devido ao seu alto teor de açúcar, o mel possui alta osmolaridade, de acordo com uma revisão publicada no "South African Medical Journal". Drs. Jonathon Karpelowsky, MD, e Heinz Rode, MD, cirurgiões pediátricos do Hospital Infantil Memorial da Cruz Vermelha, explicam no artigo que a alta osmolaridade é uma das principais propriedades bacteriocídicas que tornam o mel de Manuka vantajoso para a aplicação de feridas cirúrgicas.

Em seu livro "Novas Estratégias de Combate à Infecção Bacteriana", os autores Iqbal Ahmad, Ph.D. e Farrukh Aqil, Ph.D. discutir os efeitos do peróxido de hidrogênio do mel. O peróxido de hidrogênio é formado em um processo de oxidação quando os fluidos na ferida diluir o mel aplicado a ele.

Feridas na cama

Cama feridas são feridas resultantes de pressão contínua e fricção em partes ósseas do corpo. As úlceras de leito são mais comumente encontradas na pélvis ou no quadril e no osso da coluna, joelhos, tornozelos, cotovelos e parte de trás da cabeça, de acordo com a Bedsores.org. Outros nomes para estas feridas incluem úlceras de pressão e úlceras de decúbito.

A Sociedade Dermatológica da Nova Zelândia afirma que o mel Manuka demonstrou promover a cicatrização em úlceras de pressão, devido à sua eficácia contra MRSA e Pseudomonas, que são comuns bactérias encontradas nessas feridas. Foi demonstrado que produz resultados em feridas onde o tratamento antibiótico convencional falhou.

, , ] ]