O mel é o principal produto do apicultor, mas existem várias outras substâncias úteis produzidas pelas abelhas. Apiterapia é a prática de usar produtos apícolas para fins terapêuticos. A própolis e a geléia real são duas das substâncias mais usadas na apiterapia. Várias formas de geléia real e própolis estão amplamente disponíveis em varejistas de alimentos naturais.
A colheita de produtos apícolas remonta aos tempos pré-históricos. Os primeiros caçadores paleolíticos retrataram suas incursões em colmeias de abelhas em pinturas rupestres antigas, de acordo com Alex Poplawsky, da Universidade Emory. A apicultura, também conhecida como apicultura, era praticada pelos antigos egípcios, romanos e gregos, que consideravam o mel como um elixir medicinal e anti-séptico. Entre os seus outros tesouros, os egiptólogos descobriram recipientes ainda comestíveis de mel em túmulos antigos.
A própolis é coletada por abelhas de álamo, bétula e outras árvores. É uma resina complexa que se acumula nas patas traseiras. As abelhas usam isso como uma ajuda na construção de suas colmeias, para selar rachaduras e cavidades de linha, de acordo com Mike Simone, da Bee Lab da Universidade de Minnesota.
As abelhas operárias produzem geléia real em suas glândulas faríngeas e as alimentam larvas crescentes. Abelhas que são alimentadas exclusivamente com grandes doses de geleia real se desenvolvem em abelhas rainhas, que crescem até 40 por cento maiores e vivem muito mais do que outras abelhas.
A geléia real e a própolis têm demonstrado ter propriedades antimicrobianas, e como resultado, o "Jornal de Medicina Alternativa e Complementar" afirma que o consumo de mel com tampas de favo de mel pode revelar-se um suplemento nutricional útil.
Benefícios
A geléia real é uma fonte rica de nutrientes, contendo complexo de vitamina B; vitaminas C, D e E; minerais; enzimas; hormônios; e aminoácidos, de acordo com BetterNutrition.com.
New York University (NYU) Langone Medical Center relata que a própolis tem propriedades antibacterianas e antivirais, pode acelerar a cicatrização do herpes genital, encurtar o tempo de cicatrização após a cirurgia oral e trabalhar de forma tão eficaz quanto as terapias medicamentosas no combate à giardíase. Seu uso foi testado como um tratamento para infecções oculares e vaginais. Um estudo descobriu que é um auxílio de fertilidade, levando a um aumento de 40% nas taxas de gravidez em usuários de própolis em comparação com um grupo de placebo. Mais pesquisas são necessárias para corroborar esses achados e explorar os mecanismos pelos quais a própolis parece alcançar efeitos benéficos.
Advertência
Aqueles alérgicos ao veneno de abelha devem evitar própolis, geléia real e produtos relacionados a abelhas. Algumas reações alérgicas graves à geléia real foram relatadas, assim como asma e choque anafilático, de acordo com o NYU Langone Medical Center.
Crianças pequenas, mulheres grávidas e pacientes com doença hepática ou renal são aconselhados a não tomar própolis e geléia real, já que não foram estabelecidos níveis seguros de dosagem.