casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A desidratação faz com que o cálcio seja alto?

A desidratação pode levar a um desequilíbrio de eletrólitos na corrente sanguínea. Ao contrário do sódio e do potássio, que tendem a diminuir com a perda de líquidos, o cálcio pode ficar muito alto, levando à hipercalcemia. A quantidade de cálcio, no entanto, não muda necessariamente. Em vez disso, a perda de fluidos resulta em concentrações mais altas de cálcio sérico. Se não for tratada, hipercalcemia grave pode aumentar o risco de pedras nos rins, insuficiência renal, demência e arritmia.

A hipercalcemia leve é ​​muitas vezes assintomática, então você nunca pode sentir sintomas da doença. À medida que a concentração de cálcio no sangue aumenta, no entanto, você pode desenvolver náuseas, vômitos, perda de apetite, constipação, dor abdominal e sede excessiva, que são sintomas compartilhados com a própria desidratação. Esses sinais também podem ser acompanhados por fadiga, letargia, fraqueza muscular, dor nas articulações e até mesmo confusão.

Normalmente, o excesso de cálcio desencadeia a produção de calcitonina para ajudar a regular os níveis de minerais em seu corpo. Mas este hormônio da tireoide só retarda a liberação de cálcio de seus ossos, por isso é ineficaz na redução da alta concentração desse mineral como resultado da desidratação. Intervenção médica pode ser necessária para melhorar a hipercalcemia.

Tratamento

O tratamento para a hipercalcemia depende da causa dos níveis elevados de cálcio. Nesta situação, a redução do cálcio sérico envolve reidratação. Mas nem sempre é suficiente simplesmente beber água para normalizar o nível de fluido em seu corpo. Enquanto a maioria dos casos de hipercalcemia é relativamente leve quando causada por desidratação, você pode precisar de fluidos intravenosos para trazer os níveis de cálcio para uma faixa saudável, e isso pode exigir hospitalização.

Prevenção

Prevenindo hipercalcemia como resultado da desidratação gira em torno de técnicas de hidratação adequadas. Para a maioria das pessoas, usar sua sede para ditar a ingestão de líquidos geralmente é suficiente para evitar a desidratação, segundo MayoClinic.com. Se você está se exercitando ou doente, no entanto, isso pode não ser um guia adequado. Beba sempre muitos líquidos antes, durante e depois de atividades atléticas mais extenuantes e aumente a ingestão de líquidos enquanto estiver doente, especialmente quando a doença causa vômitos e diarreia.