A doença da paratireoide é causada pelo mau funcionamento das glândulas paratireóides. Se as glândulas paratireoides são hiperativas, a condição é chamada de hiperparatireoidismo e resulta em altos níveis de cálcio no sangue e na urina. Aproximadamente metade de todos os casos de hiperparatireoidismo causam sintomas que são muito vagos ou não causam nenhum sintoma, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Em outros casos, os altos níveis de cálcio podem causar uma variedade de sintomas.
Dores, dores e fraqueza
Os altos níveis de cálcio podem resultar em muitos tipos diferentes de dor e fraqueza no corpo, como como dor muscular, articular, nas costas e abdominal, explica o Medline Plus. Fraqueza muscular e fadiga também podem ocorrer. Como o hiperparatireoidismo envia sinais aos ossos para liberar cálcio na corrente sanguínea, os ossos podem enfraquecer, levando à osteoporose e a um risco aumentado de fratura óssea.
Náuseas e vômitos
Em casos mais graves de hiperparatireoidismo, náuseas, vômitos e perda de apetite podem se desenvolver, segundo o Serviço Nacional de Informações sobre Doenças Endócrinas e Metabólicas. Em alguns casos, a constipação também pode ocorrer. Certas pessoas com hiperparatireoidismo podem ter sede aumentada, bem como aumento da produção de urina.
Hiperparatireoidismo também pode afetar o humor ea personalidade, levando a condições como depressão, ansiedade ou irritabilidade, a Universidade de Maryland Medical Notas do centro. Alguns pacientes também podem sofrer de perda de memória e alterações de personalidade. Em casos graves, um paciente pode ficar em coma.
Sintomas adicionais
A pele seca e pruriginosa é outro sintoma que pode se desenvolver como resultado do hiperparatireoidismo. Os altos níveis de cálcio e fósforo no sangue também aumentam o risco de pedras nos rins. Caso não sejam tratados, os casos de hiperparatireoidismo a longo prazo podem levar a uma diminuição da estatura.
, , ] ]