casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Extrato de raiz de chicória e flatulência

Se você está experimentando flatulência, tomar extrato de raiz de chicória pode ajudar a reduzir seu desconforto digestivo. Raiz de chicória é um remédio herbal tradicional para problemas digestivos tomados para promover a absorção de nutrientes, reduzir o inchaço e equilibrar as bactérias do intestino. Extrato de raiz de chicória pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou feito em casa usando raiz de chicória seca ou torrada para fazer um chá de ervas semelhante ao sabor do café. Chicória não se destina a substituir cuidados médicos, portanto, verifique com um fitoterapeuta médico e médico registrados antes de comprar produtos de chicória.

História

Chicória, também conhecida como intybus Cichorium, está relacionada com outras calças medicinais comumente em uso , como dandelion e tansy. De acordo com um artigo publicado no "Rural Living" em 2011, a chicória tem sido usada e cultivada por humanos há milhares de anos desde o antigo Egito. O nome comum da chicória vem do seu antigo nome egípcio, o cichorium. A chicória é usada na medicina herbal ocidental tradicional como um estimulante digestivo, tônico hepático e limpador interno. Raiz de chicória também é popular como um substituto do café e é adicionado a algumas cervejas como um aromatizante. Os agricultores usam as folhas de chicória como alimento, com seu alto teor de taninos, tornando-o útil na inibição de parasitas em animais de fazenda.

Farmacologia

Chicória contém fibras alimentares chamadas frutanos e inulina, que têm um efeito benéfico em culturas de bactérias simbióticas que vivem nos intestinos delgado e grosso dos seres humanos. As bactérias simbióticas ou "amigáveis", como os lactobacilos e as bifidobactérias, asseguram uma digestão saudável, inibem os patógenos, como a cândida, e dão suporte à função imunológica. Em um estudo publicado no "The Journal of Nutrition" em 1998, pesquisadores da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, testaram frutanos e inulina da raiz de chicória em culturas bacterianas. A raiz de chicória teve um efeito significativo nas bifidobactérias, fornecendo alimento para as bactérias e permitindo que as culturas crescessem mais rapidamente. Os pesquisadores concluíram que a raiz da chicória e seus frutanos e inulina são probióticos e irão beneficiar o crescimento de bifidobactérias no intestino humano.

Pesquisa clínica

Estudos mostraram que a raiz da chicória pode promover a digestão, mas obter o equilíbrio é importante. De acordo com um estudo publicado no "Jornal Americano para Nutrição Clínica" em 1998, pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, testaram os efeitos da fibra alimentar da chicória na digestão de pacientes humanos. Enquanto até 5 g de frutanos de chicória e inulina foram bem tolerados, pessoas que ingeriram entre 20 a 30 g por dia apresentaram desconforto digestivo envolvendo flatulência, diarréia e inchaço. Os pesquisadores concluíram que as fibras alimentares encontradas na chicória são seguras e benéficas para a saúde digestiva, especialmente com seu efeito de suporte sobre bactérias simbióticas no intestino, ingerir extrato de raiz de chicória em excesso pode piorar os problemas digestivos, não melhorar.

Segurança e Toxicidade

De acordo com Drugs.com, a raiz de chicória é segura e bem tolerada pela maioria da população. Algumas pessoas experimentam alergias e dermatite de contato ao manusear as folhas e flores - se você tem uma alergia conhecida à chicória, evite usar produtos de raiz de chicória. Ao selecionar produtos de raiz de chicória, compre a raiz de chicória orgânica devido a relatos de contaminação com fungicidas tóxicos. Evitar usar raiz de chicória durante a gravidez e amamentação, pois tem efeitos estimulatórios na menstruação.