Diarreia
Normalmente, os suplementos de magnésio são bem tolerados durante a gravidez, quando usado conforme as instruções. No entanto, irritação intestinal leve pode ocorrer e causar diarréia. Os movimentos intestinais frequentes e aquosos são desconfortáveis e podem contribuir para cólicas abdominais, inchaço ou perda de apetite. As mulheres grávidas que sofrem episódios recorrentes de diarreia podem perder muito líquido - um efeito colateral que pode aumentar o risco de desidratação. Se você tiver diarréia por mais de dois a três dias durante a gravidez, entre em contato com o seu médico.
Intoxicação do estômago:
O desconforto digestivo, incluindo náuseas ou vômitos, pode se desenvolver após tomar uma dose de magnésio. Esses efeitos colaterais podem imitar o enjôo matinal, um sintoma comum associado à gravidez. Embora os efeitos colaterais do estômago afetados geralmente diminuam em algumas horas de tratamento, procure ajuda médica se o vômito for grave ou persistente.
Overdose
O uso inadequado ou excessivo de suplementos de magnésio pode causar efeitos colaterais graves durante a gravidez . Como uma mulher grávida, não tome mais de 350 mg de magnésio em forma de suplemento, para limitar o risco de sobredosagem deste mineral. Consumir mais de 350 miligramas de magnésio comendo alimentos ricos em magnésio não causará sintomas de overdose. Sobredosagem sintomas incluem vômitos persistentes que duram mais de algumas horas, irregularidades da frequência cardíaca, dificuldades respiratórias, fraqueza muscular, pressão arterial reduzida, confusão e coma. Procure atendimento médico de emergência se você apresentar algum desses sintomas, porque uma overdose de magnésio pode ser mortal sem a intervenção médica adequada.
Interações medicamentosas
Os suplementos de magnésio podem interagir com outros tipos de medicamentos que você pode precisar tomar enquanto vocÊ esta grávida. As mulheres grávidas que necessitam de tratamento com antibióticos devem estar cientes de que os suplementos de magnésio podem reduzir a capacidade do organismo de absorver antibióticos. Para limitar esse tipo de interação, as gestantes devem tomar suplementos de magnésio pelo menos uma hora antes ou duas horas depois de tomar uma dose de antibiótico. O uso de suplementos de magnésio em conjunto com medicamentos para baixar a pressão arterial, como bloqueadores dos canais de cálcio, durante a gravidez pode aumentar o risco de sofrer os efeitos colaterais negativos associados aos medicamentos anti-hipertensivos. Medicamentos adicionais que podem interagir com o magnésio durante a gravidez incluem medicamentos para diabetes, levotiroxina, tiludronato e alendronato.