O ácido málico é uma substância encontrada em algumas frutas e também feita pelo seu corpo quando transforma os carboidratos que você come em energia, enquanto o magnésio é um mineral essencial. Eles às vezes são combinados em um suplemento e comercializados para pessoas que sofrem de síndrome de fadiga crônica ou fibromialgia. Evidências sobre a eficácia deste suplemento para o tratamento de qualquer condição é preliminar e conflitante, no entanto. Fale com o seu médico antes de tomar ácido málico e magnésio para se certificar de que é seguro para você.
Uma teoria baseada em evidências preliminares sugere magnésio e ácido málico pode ajudar a tratar a fibromialgia, uma condição que faz com que fadiga, músculos sensíveis e dor generalizada. Um estudo publicado no "Journal of Korean Medical Science" em outubro de 2011 descobriu que as mulheres com fibromialgia tinham níveis mais baixos de magnésio. O Centro Médico Langone da Universidade de Nova York também observa que pessoas com fibromialgia podem ter problemas para criar ácido málico, o que poderia causar problemas com a função muscular, mas afirma que ainda não há evidências suficientes sobre os benefícios dos suplementos de ácido málico para tratar essa condição.
Um estudo clássico publicado no "Journal of Rheumatology" em maio de 1995 sobre a dor da fibromialgia não encontrou benefícios no tratamento após quatro semanas de uso de um suplemento contendo magnésio e ácido málico, mas as pessoas permitiram aumentar a dose por longos períodos experimentou alguma diminuição na dor. Mais pesquisas são necessárias para verificar esses benefícios potenciais.
A Síndrome da Fadiga Crônica
O Centro Médico da Universidade de Maryland observa que o magnésio pode ajudar com a síndrome da fadiga crônica. Um artigo de revisão publicado no "American Journal of Psychiatry" em fevereiro de 2003 observou que pelo menos um estudo bem desenhado mostrou magnésio ajuda com a síndrome da fadiga crônica, mas observou que estudos posteriores não mostraram os mesmos benefícios. Mais pesquisas são necessárias para verificar quaisquer benefícios potenciais.
Considerações em potencial
Altas doses de um suplemento de magnésio e ácido málico podem causar fezes soltas, o que é mais provável devido ao magnésio no suplemento. O magnésio também pode causar dores de estômago, náuseas, diarreia, vômitos, pressão arterial baixa e batimentos cardíacos irregulares. Mulheres grávidas, pessoas com doença renal e hepática e crianças não devem tomar estes suplementos porque não foram bem estudados nessas populações. O magnésio também pode interagir com alguns medicamentos, incluindo antibióticos, anticoagulantes, medicamentos para pressão alta, medicamentos para diabetes, medicamentos para o coração digoxina, pílulas de água e relaxantes musculares.