casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Citrato de potássio e segurança

O citrato de potássio é um cristal transparente ou incolor ou pó branco que tem muitos usos. Porque reduz a acidez na urina, pode ser eficaz na prevenção de pedras nos rins. Em refrigerantes e outros alimentos, o citrato de potássio é adicionado como intensificador de sabor e agente neutralizante. O citrato de potássio contém ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas. Algumas condições de saúde, doenças e interação com medicamentos exigem cautela ao usar citrato de potássio. Como um suplemento alimentar, o citrato de potássio tem vários benefícios para a saúde. A Food and Drug Administration dos EUA relatou um estudo que avaliou o efeito do citrato de potássio em mulheres com osteoporose; ele descobriu que a densidade mineral óssea aumentou significativamente no grupo de citrato de potássio.

Limitações

Se você tem alergias, alimentos ou suplementos contendo qualquer ingrediente com citrato de potássio pode induzir uma reação. O citrato de potássio não é recomendado se você tiver úlceras do estômago, infecção do trato urinário, doença renal ou cardíaca ou um bloqueio intestinal. Não deve ser usado em condições como níveis elevados de potássio no sangue, toxicidade por alumínio, diarreia, desidratação ou dano tecidual, incluindo queimaduras graves.

Interações medicamentosas

Prescrição médica ou medicamentos de venda livre, suplementos dietéticos ou ervas podem reagir com citrato de potássio. Os inibidores da ECA, os bloqueadores da aldosterona e os diuréticos poupadores de potássio podem aumentar o risco de efeitos colaterais do citrato de potássio, especialmente no coração, de acordo com a Drugs.com. O citrato de potássio pode aumentar os efeitos colaterais de medicamentos contendo sais de alumínio, atropina ou certos estimulantes, como a anfetamina. A eficácia reduzida de alguns medicamentos, como lítio ou tetraciclina, pode ocorrer se combinada com citrato de potássio.

Uso

Para uso seguro, não quebrar, mastigar ou esmagar comprimidos de citrato de potássio; engula-os inteiros. O citrato de potássio deve ser tomado com água, com o estômago cheio; não se deite por 10 minutos depois. A ingestão extra de líquidos pode ser recomendada. Se você esquecer de uma dose, tome-a o mais rápido possível, a menos que seja hora da próxima dose, de acordo com RxList.com. Duas doses nunca devem ser tomadas de uma só vez.

Considerações

É normal notar a concha do comprimido nas suas fezes. O citrato de potássio não afetará os resultados dos testes laboratoriais, incluindo os de níveis de potássio e eletrólitos no sangue ou eletrocardiogramas. Se estiver grávida ou engravidar, discuta possíveis riscos para o seu bebé com o seu médico; testes são inconclusivos sobre os riscos de citrato de potássio no leite materno.

Efeitos colaterais

Contato com citrato de potássio em pó pode causar leve irritação na pele, olhos e trato respiratório. O citrato de potássio pode causar diarréia, náusea, dor de estômago e vômito. Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas graves, incluindo comichão na pele, erupção cutânea ou urticária. Outros possíveis efeitos colaterais são reações respiratórias, com dificuldade para respirar e aperto no peito; inchaço da boca, face, lábios ou língua; confusão; dor de estômago severa; formigueiro de mãos ou pés; "vomit that looks like coffee grounds;", 3, [[e fraqueza, de acordo com Drugs.com.