O fentanil de Duragesic é sabido também como o remendo do fentanyl. O fentanil é um analgésico narcótico extremamente potente e muitas vezes é prescrito para ajudar os pacientes a controlar a dor crónica grave. O fentanil de Duragesic é tomado tipicamente por um período de tempo prolongado. Por causa da potência do fentanil, o Duragesic fentanil é projetado para liberar lentamente uma quantidade constante de fentanil que pode então ser absorvida pela corrente sanguínea.
Tolerância aos Opióides
Duragesic fentanil é um opióide extremamente potente. Um dos efeitos colaterais de longo prazo de qualquer tipo de uso de opióides é a tolerância. Essencialmente, com o tempo, o cérebro se acostuma com os efeitos que os opiáceos geram. Isso ocorre porque os neurônios se adaptam naturalmente ao seu ambiente e, no caso do fentanil Duragesic, esse ambiente envolve um nível constante de fentanil ao redor dos neurônios. Como resultado, os neurônios se tornarão menos sensíveis aos efeitos do fentanil e de outros analgésicos opiáceos. Isso significa que com o tempo, outros analgésicos narcóticos se tornarão menos eficazes. Como resultado, Duragesic fentanil é indicado apenas para pacientes que já desenvolveram tolerância aos opiáceos.
Duragesic fentanil também pode causar dependência de opiáceos. A dependência de opiáceos está relacionada com a tolerância aos opiáceos porque ambos resultam dos efeitos do uso de fentanilo a longo prazo no cérebro. À medida que os neurônios se tornam mais tolerantes ao fentanil, alguns pacientes perdem a sensação de euforia e prazer que o uso de fentanil pode causar. Isso pode fazer com que alguns pacientes se envolvam em comportamentos de "procura de drogas", nos quais o paciente começa a abusar do fentanil e de outros analgésicos narcóticos por seus efeitos eufóricos. Embora o fentanil Duragesic seja liberado durante um período prolongado de tempo para ajudar a prevenir o vício em opioides, é um efeito colateral potencial do uso prolongado.
Overdose
O fentanil de Duragesic pode causar hipoventilação (respiração lenta), que pode ser fatal quando está presente em níveis anormalmente altos no sangue. O adesivo fentanil libera quantidades suficientemente baixas de medicamentos para que isso não aconteça. No entanto, o fentanil é metabolizado pelo fígado usando uma enzima chamada citocromo p450. Alguns medicamentos inibem a atividade dessa enzima, o que pode levar ao aumento dos níveis de fentanil, causando hipoventilação. Consequentemente, os pacientes que usam o fentanil Duragesic devem evitar certos medicamentos, incluindo muitos antibióticos e medicamentos para o coração, bem como suco de grapefruit.