A oxicodona é um analgésico opiáceo semi-sintético derivado da papoula do ópio. Ele vem em fórmulas regulares e de liberação de tempo e é usado para tratar a dor moderada a grave. Como outros opiáceos, a oxicodona tem um alto potencial de abuso e dependência. De acordo com a Reuters Health, experimentar com a oxicodona durante a adolescência é particularmente prejudicial porque predispõe o cérebro em desenvolvimento à dependência mais tarde na vida. Entender as diferentes maneiras que os adolescentes tomam oxicodona permite que os pais e cuidadores para reconhecer os sinais de abuso e evitar danos desnecessários.
Administração Oral
Oxicodona pílulas e comprimidos são para ser tomado por via oral. Esta é a via mais comum de administração entre os usuários abusadores do medicamento e é geralmente considerada menos prejudicial do que outros métodos de uso. De acordo com o Center for Substance Abuse Research, comprimidos de oxicodona de liberação lenta como OxyContin são às vezes esmagados ou mastigados para superar o mecanismo de liberação de tempo, resultando em uma alta mais intensa. Como esse método libera grandes quantidades da droga na corrente sanguínea de uma só vez, é mais provável que leve a overdose e outras complicações do que engolir a medicação por inteiro.
Uso intranasal
Como com o método oral, oxicodona comprimidos são por vezes esmagados e administrados pelo nariz em um método conhecido como "cheirar". O objetivo de cheirar é ignorar o trato digestivo para sentir os efeitos da droga mais rapidamente. O uso intranasal é geralmente considerado mais perigoso do que a administração oral devido à sua capacidade de causar um rápido início de efeitos. A oxicodona e outras drogas com um mecanismo de liberação de tempo são ainda mais perigosas quando administradas por via intranasal e podem facilmente causar a morte em usuários inexperientes.
Uso retal da oxicodona, também conhecido como tamponamento. , ” é uma maneira cada vez mais popular de abusar da droga. Para este método, os usuários derreter comprimidos de oxicodona, dissolvê-los em água ou outro líquido e administrar a solução através do reto usando um supositório, enema ou dispositivo similar. Enquanto as taxas de absorção são semelhantes à ingestão oral, a administração retal permite que os usuários evitem alguns dos transtornos digestivos comumente causados por opiáceos. O Oxicodona é algumas vezes dissolvido em uma solução e injetado nos músculos ou veias. Por colocar o medicamento diretamente na corrente sanguínea, o uso intravenoso é considerado o método de administração mais altamente viciante e perigoso para adolescentes e outros usuários. A injeção de qualquer droga carrega seus próprios riscos, como infecção por micróbios que ameaçam a vida, gangrena e sepse. De acordo com a Merck, a injeção de comprimidos e comprimidos contendo talco e outros preenchimentos pode resultar em danos permanentes no coração e nos pulmões. Os adolescentes que compartilham agulhas também se colocam em risco de contrair hepatite C, HIV e outras doenças incuráveis.