Clomid é um medicamento de prescrição que contém citrato de clomifeno. É um comprimido oral indicado para o tratamento da infertilidade feminina devido a insuficiência ovulatória. De acordo com o "2010 Lippincott's Nursing Drug Guide", Clomid é frequentemente administrado em uma dose diária de 50mg por cinco dias. Se a gravidez não ocorrer, uma dose de 100mg durante cinco dias pode ser administrada. Ensaios adicionais podem ser solicitados nas mesmas dosagens que o segundo; ensaios adicionais além do sexto não são geralmente tentados. Como todos os medicamentos, Clomid tem o potencial para efeitos colaterais.
Olaroma ampliado
Clomid pode causar um ou ambos os ovários para se tornar alargada. Isso pode acontecer durante ou logo após um teste de cinco dias. Esse aumento pode ser notado no exame ou a mulher pode perceber que o abdome sente inchaço e inchaço. A área pélvica pode ser desconfortável ou levemente dolorosa. A maioria dos casos de aumento dos ovários se resolve com o tempo, mas existe o potencial para graves complicações circulatórias, respiratórias e renais. Distensão abdominal que não é devido a um ovário alargada também pode ser notado durante o uso de Clomid.
Flushing
Outro efeito colateral comum de Clomid é o rubor vasomotor, conhecido como ondas de calor. Nesse fenômeno, a mulher repentinamente sente calor e sua pele pode parecer vermelha. A sudorese pode ocorrer durante esses episódios.
Ternura da mama
Algumas mulheres queixam-se de ternura nos seios enquanto tomam Clomid. Geralmente é leve, não necessitando de tratamento.
Náusea
As mulheres que tomam este medicamento podem sentir náusea intermitente ou frequente. Vômito também é possível.
Problemas de visão
Drugs.com explica que problemas de visão podem ocorrer enquanto estiver a tomar este medicamento. As mulheres se queixaram de moscas volantes, manchas, flashes de luz, visão embaçada e visão dupla. Uma área escura pode aparecer no campo de visão ou os olhos podem ser excessivamente sensíveis à luz. Esses problemas podem continuar por até um mês após a última dose de Clomid. A condução deve ser evitada se ocorrerem efeitos colaterais visuais.
Fetos múltiplos
As mulheres que tomam clomifeno têm maiores chances de ter mais de um óvulo fertilizado. Isso pode levar a uma gravidez envolvendo gêmeos, trigêmeos ou um maior número de fetos no útero. Uma gravidez e parto envolvendo múltiplos fetos carrega um risco maior de complicações do que uma gravidez envolvendo um feto.
, , ] ]