Propoxifeno com acetaminofeno, ou Darvocet N 100, é uma droga de combinação usada para dor leve a moderada. É comumente abreviado como Propo-N /Apap em rótulos de prescrição. Contém 100 mg de napsilato de propoxifeno e 650 mg de acetaminofeno. O acetaminofeno é mais amplamente conhecido pela marca Tylenol.
Em 2004, o propoxifeno foi a 12ª droga mais vendida nos Estados Unidos. O propoxifeno foi proibido para uso no Reino Unido em 2005 e raramente é usado no Canadá. O propoxifeno tem cerca de metade do poder de aliviar a dor de uma dose semelhante de codeína. É uma substância controlada do Schedule IV nos Estados Unidos. O grupo de consumidores Public Citizen tem trabalhado para ter o propoxifeno removido do mercado dos Estados Unidos.
Benefícios
Propoxyphene não causa a dor de estômago que codeína faz, e pode ser dado a pessoas que são alérgicas a codeína e morfina. O acetaminofeno alivia a dor e reduz a febre. Ao contrário de outros analgésicos, o acetaminofeno não causa dor de estômago.
Conceitos errados
Para o controle da dor, o propoxifeno com acetaminofeno é menos eficaz do que 400 mg de ibuprofeno (Motrin). Porque é um analgésico leve, muitas pessoas assumem que é benigno. A dose tóxica, no entanto, não é muito maior do que a dose necessária para o alívio da dor. Apenas 6 comprimidos podem ser fatais se forem tomados de uma só vez. Segundo a FDA, o propoxifeno tem sido um fator em 10.000 mortes nos Estados Unidos desde a década de 1950. Das mortes associadas ao propoxifeno entre 1981 e 1999, 38,6% delas foram acidentais. Não existe um bom antídoto para a overdose de propoxifeno. O acetaminofeno é seguro em doses recomendadas, mas altas doses prejudicam o fígado.
O propoxifeno alivia a dor por dois mecanismos. É um agonista do receptor opióide, o que significa que estimula os receptores opióides. Isso diminui a capacidade do corpo de sentir dor. O propoxifeno também bloqueia os receptores N-metil-D-aspartato (NMDA). Os receptores NMDA transmitem sinais de dor no corpo.
O acetaminofeno bloqueia a síntese de prostaglandinas no sistema nervoso central. Prostaglandinas enviam sinais de dor e causam febre.
Aviso:
Altas doses de propoxifeno podem causar convulsões e coma. Também pode retardar a respiração em uma extensão perigosa. Estes efeitos aumentam quando o propoxifeno é tomado com álcool. Durante a overdose de propoxifeno, a droga é metabolizada, ou discriminada, a uma substância que é prejudicial ao coração.
Considerações
As pessoas que tomam propoxyphene não devem tomar mais de um comprimido a cada quatro a seis horas. Como a dose tóxica é apenas ligeiramente superior à dose necessária para o controle da dor, você não deve tomar mais do que o recomendado.
, , ] ]