As folhas de nim crescem na árvore de nim, Azadirachta indica, nativa da Índia e sudeste da Ásia. Uma folha perene e ornamental de rápido crescimento, suas folhas estão disponíveis para coleta durante todo o ano, exceto em épocas de seca severa ou se as folhas de nim são mortas pela geada, observa o Centro de Saúde da Universidade de Michigan (UMHC). As folhas de nim possuem uma longa história de uso medicinal tradicional na medicina ayurvédica da Índia. O extrato de folhas, de acordo com informações coletadas pelo UMHC, é descrito como um remédio natural em textos médicos antigos para diarréia, úlceras de pele, malária, infecções intestinais e problemas no trato gastrointestinal.
Remédio Herbal
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz: “O Neem deixa a desintoxicação e purifica o sangue; ajuda contra distúrbios do olho e picadas de insetos. ”Ele sugere uma série de remédios caseiros para folhas de nim. Misture pó de folhas de neem secas em uma proporção de 1 a 5 com vaselina para aplicação tópica a pequenos cortes e queimaduras e para aliviar a coceira. Adicione as folhas de nim cozidas à sua banheira se a pele estiver coçando e faça gargarejos com água da folha de nim misturada com mel para dor de garganta. Mastigue algumas folhas de nim como parte de sua rotina regular de suplementos fitoterápicos para purificar o sangue e ajudar no diabetes. O extrato de folhas de nim é encontrado na pasta de dentes e também em cremes aplicados topicamente destinados a combater infecções.
Pesticidas
A substância encontrada nas folhas de nim e em todas as outras partes da árvore de nim usada nos pesticidas comerciais é chamada azadirachina. De acordo com o Departamento de Horticultura da Universidade de Connecticut, o pesticida derivado de folhas de nim tem baixa toxicidade para os animais e se biodegrada rapidamente. Na Índia, os fazendeiros penduram galhos da árvore de nim em seus celeiros para impedir a entrada de insetos. A Universidade de Connecticut explica que atua como um impedimento alimentar, mata alguns insetos de corpo mole ao contato e interrompe o processo de muda, impedindo que as larvas imaturas se tornem adultos.
Cuidado
O Centro de Saúde da Universidade de Michigan adverte que folhas de nim e extratos de folhas de nim “parecem ser muito seguros nos níveis de ingestão recomendados sem relatos significativos de problemas”. O óleo prensado da semente da árvore de nim é mais potente que as folhas e contém as quantidades mais concentradas do ativo. compostos. O UMHC recomenda que o óleo de semente de nim seja mantido fora do alcance das crianças. Pode causar dor de estômago, diarreia ou náusea.
Contraindicações
A OMS aponta que algumas pessoas devem evitar o uso de folhas de nim. Aconselha mulheres grávidas ou aqueles que tentam conceber para evitar neem por causa de seu uso tradicional para evitar a concepção. Além disso, não use folhas de nim em crianças com febre ou aplique produtos de nim perto ou nas membranas mucosas. , , ] ]