A bentonita, também conhecida como montmorilonita, é um tipo de argila geralmente extraída da cinza vulcânica. Ela é usada há séculos pelos praticantes de medicina tradicional para tratar doenças da pele e internas - a famosa beleza de Cleópatra era muitas vezes creditada ao uso dessas faciais de argila. Hoje, a bentonita é um ingrediente em uma variedade de preparações farmacêuticas e cosméticas, com benefícios para a saúde adicionais que foram documentados tanto in vitro quanto em testes em animais e humanos.
Antibacteriano
Em fevereiro de 2008, o Centro de Infectious Diseases and Vaccinology na Arizona State University publicou um estudo sobre as propriedades antibacterianas da bentonita. Uma pesquisa descobriu que um mineral na argila, o CsAg02, foi eficaz em matar E. coli, salmonela, estafilococos e bactérias MRSA resistentes à penicilina, entre outras cepas in vitro. O estudo concluiu que os minerais de argila podem fornecer um tratamento barato, mas potente, particularmente para os "superbactérias" que estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos atuais. albicans, a causa de muitas infecções orais, intestinais e genitais. "Canadian Journal of Microbiology" observou pela primeira vez os efeitos anti-Candida da bentonita, e um estudo posterior em 1998 no Mycotoxins Laboratory descobriu que a bentonite previne danos nos rins e fígado das toxinas aflatoxinas liberadas por infecções fúngicas Aspergillus. quando a bentonita foi adicionada às dietas de ratos de laboratório.
Gastrointestinal
Um dos usos primários da medicina popular para a argila bentonita foi tratar a constipação e a diarréia, e a ciência moderna está descobrindo seus benefícios para pacientes que sofrem da síndrome do intestino irritável. Um estudo duplo-cego em 2005 na França testou a terapia com bentonita em pacientes com SII que sofrem de constipação, diarreia ou ambos e descobriu que a bentonita melhorou todos os sintomas, incluindo dor abdominal e desconforto.
Pele Condições
Bentonita tem há muito tempo usado para o tratamento de prurido ou prurido intenso - uma razão pela qual a bentonita é um ingrediente da loção de calamina. Também é encontrado em remédios sem receita para acne, como o Clearasil, usado para absorver o excesso de óleo e limpar os poros. A Escola de Medicina da Universidade de Louisville, em 2001, estudou a bentonita como um tratamento para a dermatite crônica da mão, descobrindo que o creme hidratante contendo bentonita melhorou significativamente a dermatite na maioria dos pacientes com dermatite não controlada anteriormente. , , ] ]