Linden árvores, comumente plantadas ao longo das calçadas da cidade para efeito ornamental, apresentam folhas em forma de coração e perfumadas flores brancas. Extratos das flores - e ocasionalmente a casca - são usados em medicamentos fitoterápicos. A Linden é um remédio confiável na Europa, onde a German Commission E, uma agência reguladora de ervas do governo, aprova seu uso em remédios para resfriados, xaropes para tosse e medicamentos sedativos. Embora faltam estudos clínicos, a pesquisa com animais sustenta os efeitos terapêuticos dos extratos de tília, incluindo as propriedades redutoras da ansiedade, antibacterianas e antiinflamatórias. Consulte o seu médico antes de usar extratos de tília.
A tília - botanicamente conhecida como Tilia cordata e Tilia platyphyllos e comumente chamado de basswood tree e da árvore de lima - é uma árvore caducifólia nativa da Europa, mas atualmente encontrado em regiões temperadas do norte, incluindo os Estados Unidos. Embora as tílias sejam chamadas de limeiras, elas não têm relação com a árvore tropical Citrus aurantifolia. Extractos de flores de tília têm sido utilizados na medicina popular europeia para induzir a transpiração com gripes e resfriados, bem como para tratar a tensão nervosa, ansiedade, insônia, hipertensão arterial, arteriosclerose, enxaquecas e transtornos digestivos. A casca tem sido usada para tratar distúrbios do fígado e da vesícula biliar. Os herboristas de hoje em dia podem aconselhar a tília a aliviar a febre, a tratar gripes e resfriados, aliviar dores de cabeça e melhorar o sistema imunológico.
Constituintes e efeitos
As flores de tília contêm taninos, óleo volátil e mucilagem. Substância gomosa com efeitos calmantes e protetores documentados. Também estão presentes os flavonóides quercetina, rutina e kaempferol, bem como ácido cafeico, eugenol - também encontrado no óleo de cravo - limoneno, e os aminoácidos alanina, cisteína e fenilalanina. Drugs.com - que fornece informações médicas peer-reviewed aos consumidores - créditos de tília com a capacidade de aliviar a congestão nasal, aliviar dores de garganta e inibir a tosse. O site acrescenta que a tília possui propriedades sedativas e efeitos redutores da ansiedade em estudos com animais, o que pode explicar sua capacidade de aliviar dores de cabeça em seios da face e enxaqueca. A quercetina e o conteúdo de kaempferol da Linden conferem-lhe a capacidade de promover a transpiração, bem como propriedades antiespasmódicas. Linden também tem qualidades anti-inflamatórias, juntamente com a atividade antibacteriana contra H. pylori, um patógeno gastrointestinal. A UMMC atribui propriedades antioxidantes aos flavonóides da tília.
Em um estudo publicado em 2001 na "Farmacopsiquiatria", os pesquisadores testaram os efeitos redutores da ansiedade dos extratos de tília em camundongos e descobriram que os extratos diminuíram significativamente ansiedade, como demonstrado pelo desempenho e comportamento dos roedores em testes de labirinto em cruz elevado e horizontal. Camundongos que receberam extratos de tília mostraram menos sinais de ansiedade, manifestados pelo aumento do tempo de imobilidade e diminuição da criação e outros parâmetros. Os pesquisadores concluíram que os extratos de tília tinham um claro efeito sedativo.
Uso e considerações
Para fazer um chá de tília calmante e agradavelmente saboroso, despeje 8 oz. de água fervente ao longo de 1 a 2 colheres de chá. de flores de tília secas, em seguida, íngreme, coberto, por 20 minutos. Coe e esfrie. A UMMC aconselha uma dose de três xícaras por dia, acrescentando que a tília também pode ser tomada em um extrato líquido de flores em dosagens de 2 a 4 ml por dia. Linden tem poucos efeitos colaterais, mas dermatite de contato e reações alérgicas foram relatadas. Drugs.com relata que episódios raros de dano cardíaco foram associados com o chá de tília, e recomenda que pacientes com histórico de doença cardíaca evitem a tília. Para evitar uma possível contaminação com pesticidas, compre extratos de tília apenas em lojas de alimentos saudáveis de renome. Consulte o seu médico antes de usar extratos de tília. Não use tília se estiver grávida ou a amamentar.