A sálvia branca, ou Salvia apiana, é uma erva resistente e perfumada na temporada, de maio a setembro, que cresce em toda a América do Norte. A planta é particularmente prolífica em Dakota do Norte e Minnesota. Ela floresce em climas áridos em plena luz do sol. A cor da planta é prata e verde e suas flores são brancas ou roxas. Os nativos americanos usaram sálvia para fins medicinais e cerimoniais durante séculos.
Usos medicinais tradicionais
As tribos nativas americanas na Califórnia tradicionalmente colocaram sementes de sálvia branca em seus olhos à noite para coletar impurezas. As mulheres nativas americanas bebiam chá de raiz de sálvia branca após o parto para encorajar a expulsão da placenta e promover a cura. A fumaça da planta de sálvia branca usada em casas de suor liberava óleos voláteis que aliviavam os sintomas do resfriado comum. As folhas da planta funcionavam como um limpador de cabelo e inibiam o desenvolvimento de cabelos grisalhos.
Uso cerimonial
Os nativos americanos valorizavam a sálvia branca como planta cerimonial. Eles colocaram sálvia em locais cerimoniais, como os alojamentos e altares de suor, posicionando o lado florido da planta voltado para o fogo. Eles usaram sálvia branca como um incenso para limpar e afastar os maus espíritos, doenças e sentimentos negativos. As propriedades de purificação da planta também purificaram objetos inanimados, como utensílios, armas e alojamentos.
Chumash Healing Herb
A sálvia branca era uma importante erva curativa para a tribo indígena Chumash na Califórnia, de acordo com um estudo de 2005. revisão por pesquisadores da Escola de Farmácia da Universidade do Sul da Califórnia. Segundo o relatório, o Chumash reuniu a planta com cuidado, rezando e levando apenas o mínimo necessário. Eles secaram qualquer excesso de folhas para uso posterior. Os curandeiros de Chumash iniciaram tratamento médico queimando sálvia branca, purificando o sistema nervoso central do paciente. O paciente bebeu água infundida com folhas de sálvia. A planta destruiu patógenos nocivos, acalmou dores de garganta e reduziu a inflamação. O ingrediente ativo principal responsável pelos efeitos medicinais do sábio branco é cineole.
Usos Culinários
Os nativos americanos na Califórnia usavam sementes brancas de sálvia como alimento. Eles coletaram e secaram as sementes e as moeram na farinha. Eles usaram a refeição para criar massa para bolos, biscoitos e mingau. As tribos coletaram e armazenaram sementes extras para uso durante o inverno. A tribo Chumash também usou folhas brancas de sálvia e caules como ingredientes culinários.