A serrapeptase, uma enzima proteolítica derivada do intestino do bicho-da-seda, não é encontrada em nenhum alimento ou fruta. É amplamente disponível como um suplemento e supostamente tem vários benefícios para a saúde; no entanto, o médico e autor Ray Sahelian recomenda cautela no uso da serrapeptase até que se saiba mais sobre seus benefícios a longo prazo e efeitos colaterais. Procure o conselho de seu médico antes de tomar qualquer suplemento alimentar.
Fontes
Serrapeptase, também conhecido como serrapeptidase, serratiopeptidase ou serratia peptidase é derivado do microrganismo serratia, que ocorre naturalmente nos intestinos de bichos da seda. A serrapeptase também é encontrada em outros microrganismos associados à bactéria serratia sp. E-15, como E. coli e salmonela, de acordo com um site de revisão da serrapeptase, Serrapeptase.org.
Funções
Serrapeptase dissolve o tecido morto sem prejudicar as células vivas, de acordo com Serraptase.org. Isso se reflete em sua capacidade de dissolver o casulo fibroso dos bichos-da-seda nos intestinos, permitindo que a traça surja. A serrapeptase tem sido usada para reduzir a dor e a inflamação em várias condições, como infecções do nariz e da garganta, infecções do ouvido, síndrome do túnel do carpo e doença fibrocística da mama, de acordo com Serrapeptase.org. No entanto, em um estudo realizado pela Faculdade de Medicina Lady Hardinge em Nova Delhi, na Índia, serrapeptase ilustrou pouca ação analgésica e anti-inflamatória em comparação com o ibuprofeno e paracamol.
Considerações
A capacidade de serrapeptase para remover tecido morto pode permitir que ele combata as doenças cardiovasculares e arteriais, o que pode levar a ataques cardíacos e derrames. De acordo com Hans Alfred Nieper, ex-presidente da Sociedade Alemã de Oncologia, a serrapeptase pode dissolver bloqueios fibrosos e coágulos sanguíneos. Nenhuma evidência clínica apóia essas afirmações. Procure o conselho de seu médico antes de usar serrapeptase para qualquer condição médica.
Cuidado
Serrapeptase pode causar desconforto e vários sintomas em algumas pessoas, observa Sahelian. Estes podem incluir pequenas dores e dores, náuseas, dores de estômago, tosse e risco de pneumonia em idosos.