Muira puama é um arbusto que cresce no Brasil. Outro nome para isso é "madeira de potência", devido à sua reputação como uma ajuda sexual na Amazônia. Muitas partes da planta são usadas, mas o uso mais comum pelos nativos é mastigar a casca. A muira puama é comercializada no mundo ocidental sob a forma de chás ou cápsulas e não é regulada pela Food and Drug Administration. Este remédio herbal pode interagir com outros medicamentos, por isso limpe o seu uso com o seu médico antes de ingerir.
May Relief Depression
Como relatado pela Life Extension Magazine, muira puama tem uma longa história de uso por pessoas da Amazônia para tratar várias doenças. Eles usam para aliviar o estresse, entre outras coisas. Um estudo de 2008 realizado por pesquisadores brasileiros comparando o muira puama ao antidepressivo imipramina demonstrou que eles são igualmente eficazes no alívio dos sintomas da depressão. Pesquisadores também encontraram poucos efeitos adversos do uso de muira puama, de acordo com a Life Extension. Verifique com um terapeuta licenciado ou seu médico antes de tomar muira puama para aliviar a depressão.
Pode melhorar a memória -
Life Extension também relata que a muira puama pode ajudar a melhorar a memória entre as pessoas idosas. Em um estudo de 2004 conduzido por pesquisadores brasileiros, ratos idosos tratados com muira puama se comportaram tão bem quanto camundongos adultos. Pesquisadores teorizam que a muira puama pode ser eficaz devido à inibição da acetilcolinesterase. A acetilcolinesterase é uma enzima que quebra o importante neurotransmissor acetilcolina, necessário para a memória e a cognição. Ao proteger a acetilcolina, a muira puama pode ter valor terapêutico para a memória ou pessoas com deficiência cognitiva. Se você estiver usando um inibidor da acetilcolinesterase como o donepezil, consulte um médico antes de tomar qualquer remédio natural, como a muira puama.
Reputado para melhorar o desempenho sexual -
Um artigo na revista Nutrition Review diz que a muira puama há muito tempo usado como afrodisíaco na América do Sul. Estudos clínicos confirmam que a planta melhora a função sexual, incluindo a capacidade de obter uma ereção e excitação. Um estudo de 1995 no Instituto de Sexologia, em Paris, sob a supervisão do Dr. Jacques Waynberg, mostrou melhora significativa em 51% dos participantes com disfunção erétil. Além disso, 62% dos homens do grupo aumentaram muito sua libido, ou desejo sexual, de acordo com os pesquisadores. Em outro estudo realizado em 1990 pelo Dr. Waynberg, 66% dos homens relataram um aumento na frequência de relações sexuais. Se você pretende tomar muira puama para aumentar seu desejo sexual ou ajudar a manter uma ereção, consulte primeiro um profissional de saúde licenciado.