Nerium oleander é uma pequena árvore perene nativa do sudeste da Ásia, norte da África e região oriental da bacia do Mediterrâneo. Tradicionalmente, o extrato de oleandro de Nerium tem sido usado como um suplemento medicinal para tratar úlceras, lepra e hemorróidas e induzir o aborto em mulheres grávidas. Não há evidências científicas que sugiram que tais usos do Nerium oleander sejam seguros ou eficazes. De fato, mesmo em pequenas doses, Nerium oleander é extremamente tóxico e é considerado inseguro para o uso por qualquer pessoa.
Extratos derivados das folhas e sementes da planta Nerium oleander contêm substâncias chamadas glicosídeos. Os glicosídeos podem ter efeitos tóxicos graves no organismo, incluindo o coração e outros órgãos vitais. Ingerir qualquer tipo de extrato de Nerea oleander ou a planta crua em si pode causar intoxicação oleander.
Os sintomas iniciais de
Os sintomas iniciais da toxicidade do oleandro Nerium surgem tipicamente dentro de algumas horas após o consumo desta planta. Os sintomas iniciais incluem náusea, vômito, apetite diminuído, diarréia sanguinolenta, sonolência, tontura ou pupilas dilatadas. O manuseio do oleandro Nerium também pode causar irritação da pele, como vermelhidão ou coceira. Sem cuidados médicos imediatos, esses sintomas iniciais podem causar sérias complicações à saúde.
Complicações graves
A toxicidade do oleandro Nerium pode ser fatal e causar perda de consciência, convulsões, irregularidades na frequência cardíaca e pressão arterial gravemente baixa. Você também pode parar de respirar ou desenvolver bloqueio cardíaco, uma complicação potencialmente fatal na qual o sinal elétrico responsável por informar ao músculo cardíaco quando contrair está bloqueado. Entre em contato com um médico de emergência imediatamente se ingerir o oleandro Nerium para garantir que você receba atendimento médico adequado e imediato.
Enquanto estiver na sala de emergência, um médico pode administrar carvão ativado em conjunto com fluidos intravenosos para absorver e liberar essa substância tóxica do seu corpo. Além disso, ela pode realizar lavagem gástrica, um tratamento que envolve colocar um tubo pela boca até o estômago. O seu médico pode então lavar o resto do Nerium oleander do estômago usando o tubo. Se tiver problemas respiratórios ou cardíacos devido à toxicidade do Nerium oleander, o seu médico pode também fornecer apoio respiratório ou monitorizar a função cardíaca através da realização de um eletrocardiograma. Se disponível, o seu médico pode também administrar um antídoto para reverter os efeitos tóxicos do oleandro.
, , ] ]