Nossas vozes são criadas pela vibração de duas dobras da membrana mucosa abrigadas dentro de uma caixa cartilaginosa chamada laringe. Quando o ar é expelido pelos pulmões, essas membranas bem esticadas, comumente conhecidas como cordas vocais, vibram. Ao controlar a tensão nessas membranas e a velocidade de sua vibração, produzimos os sons que formam a fala e nos permitem cantar. Quando essas membranas estão danificadas, o desempenho vocal pode sofrer. Um número de fatores pode causar danos às cordas vocais.
Complicações cirúrgicas
Como um efeito colateral infeliz de algumas formas de cirurgia na garganta, os nervos que fornecem as cordas vocais podem ser danificados. O nervo laríngeo superior e o nervo laríngeo recorrente fornecem impulsos nervosos motores aos músculos que ajustam a tensão das cordas vocais. MayoClinic.com explica que a cirurgia de tireoide pode ser uma causa de danos nos nervos laríngeos, pois a glândula tireóide está localizada na frente da garganta, diretamente acima da cartilagem que protege as cordas vocais. Outras cirurgias que podem inadvertidamente induzir dano nas cordas vocais incluem procedimentos relacionados à paratireoide, esôfago, pescoço e tórax. A intubação endotraqueal, o processo no qual tubos de respiração são inseridos para auxiliar a respiração, pode, em casos raros, causar Nervo Laríngeo Recorrente
Tabaco, maconha e outras formas de fumaça inalada podem danificar as cordas vocais, de acordo com o Centro de Voz da Universidade de Pittsburgh. A exposição ao fumo pode secar as membranas mucosas que revestem a caixa de voz e causar irritação nas cordas vocais. Os efeitos deletérios do tabagismo podem diminuir a qualidade da voz e aumentar a necessidade de pigarrear, o que por si só danifica as cordas vocais, batendo-as com força, causando inchaço e irritação adicional.
Infecções Virais
Viruses pode inflamar o nervo vago, que é o nervo craniano do qual os nervos laríngeos se ramificam. A Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço adverte que doenças sistêmicas que causam neuropatia ou danos nos nervos, podem afetar os nervos que controlam o movimento das cordas vocais.
Artrite
Inflamação devido à artrite pode potencialmente afetam as articulações das cordas vocais, impedindo-as de abrir e fechar. Tal inflamação pode assemelhar-se à paralisia mesmo na ausência de danos nos nervos, de acordo com MayoClinic.com. Cicatrizes das cordas vocais podem resultar de inflamação crônica.
Refluxo ácido
Quando o estômago regurgita o ácido na garganta, a laringe e as cordas vocais podem ficar irritadas. Esta condição é conhecida como laringite de refluxo. O Centro de Voz da Universidade de Pittsburgh aconselha a monitorar o tempo, o tipo e a quantidade de alimentos consumidos e evitar álcool, hortelã e cafeína como forma de minimizar o refluxo ácido que pode causar danos às cordas vocais.