Probióticos são microrganismos encontrados no seu trato intestinal chamados "bactérias amigáveis", porque são úteis para a saúde em geral. Até 70 por cento da atividade do seu sistema imunológico está nos tecidos intestinais, e é por isso que é tão importante nutrir o trato intestinal com uma boa dieta e suplementos. O probiótico Lactobacillus Shirota demonstrou resultados positivos e mistos na promoção da saúde intestinal e no tratamento de outras condições.
Centenas de estudos investigaram vários tipos de probióticos do grupo Lactobacillus para imunidade, artrite, doença de Crohn. , doenças da pele, colesterol alto, câncer e diarréia e constipação. Devido aos resultados encorajadores desses estudos, os fabricantes criaram várias fórmulas probióticas diferentes. A cepa Yakult Shirota da bactéria Lactobacillus foi originalmente isolada de um intestino humano em 1930 e recebeu o nome de seu descobridor, Minoru Shirota. A única empresa que usa Shirota é a Yakult Honsha Company no Japão, que vende uma bebida semelhante a leite contendo probióticos Shirota casei.
Benefícios gastrointestinais
Embora a pesquisa tenha ligado os probióticos Shirota aos benefícios gastrointestinais, quase todos desses estudos foi patrocinado pelo Instituto Central Yakult de Pesquisa Microbiológica. Um estudo independente na Itália investigou a bebida láctea fermentada Yakult em pacientes com Parkinson com constipação crônica. Os resultados, publicados na “Minerva Gastroenterologica e Eietologica” em junho de 2011, descobriram que seis semanas consumindo uma bebida Lactobacillus casei Shirota diariamente levaram a uma melhora significativa na consistência das fezes e nos hábitos intestinais em pacientes com Parkinson. Um estudo da Universidade Juntendo do Japão, publicado no “British Journal of Nutrition” de abril de 2011, descobriu que, embora o consumo da bebida contendo Shirota não impedisse uma gastroenterite viral em um lar de idosos, ajudou a reduzir a febre associada à doença.
Células assassinas naturais, também conhecidas como células NK, são um tipo de glóbulo branco importante para o sistema imunológico. Um estudo publicado nas edições de março de 2007 do “The Journal of Nutrition” mostrou que beber a bebida Shirota diariamente por três semanas aumentou a atividade das células NK elevadas nos participantes do estudo. No entanto, um estudo contraditório publicado na mesma publicação em maio de 2011 relatou que a bebida Shirota não teve efeito significativo sobre o número de células NK e função em pacientes do sexo masculino saudáveis.
Insulin Resistance
Os únicos estudos testando Lactobacillus casei Shirota sobre a resistência à insulina foram pelo centro de pesquisa Yakult. No entanto, seus resultados, publicados em março de 2011 no "Journal of Applied Microbiology", mostraram que o probiótico melhorou a resistência à insulina e a intolerância à glicose em ratos obesos. Esperançosamente, estudos independentes e ensaios clínicos humanos poderão duplicar esses benefícios.