Fibra Suplementos
Fibra, a parte indigesta de alimentos vegetais, auxilia na digestão e pode prevenir a constipação. O psyllium é uma forma de fibra suplementar que pode ser usada para aumentar a ingestão de fibras. Grandes quantidades de fibras podem realmente aumentar o inchaço, gases e cólicas abdominais, no entanto. Este efeito é geralmente reduzido uma vez que o corpo se adapte ao aumento da fibra na dieta. Ainda assim, se você decidir usar suplementos de fibras, como psyllium, é melhor começar com uma pequena dose e aumentar gradualmente.
Suplementos probióticos
Probióticos são bactérias promotoras da saúde que vivem no intestino humano e são encontrados em vários alimentos, como iogurte, kefir e vegetais fermentados. De acordo com a Virginia Common Health, os probióticos podem ajudar no processo digestivo e aumentar a função imunológica. Para aqueles que não consomem fontes alimentares de probióticos, estas bactérias amigáveis podem ser compradas como suplementos dietéticos. Segundo o MedlinePlus, um tipo de probiótico comumente encontrado na forma de suplemento, o lactobacilo, é usado para tratar problemas digestivos, incluindo síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, inflamação do cólon e diarréia.
Opções adicionais
O Centro Médico Langone da Universidade de York observa que a alcachofra era considerada uma ajuda digestiva valiosa pelas culturas antigas e é usada hoje para tratar vários problemas digestivos, incluindo inchaço, desconforto estomacal, constipação, diarréia e falta de apetite. Licorice, uma planta encontrada em alimentos, bebidas e tabaco, tem sido usado como um tratamento para problemas digestivos, incluindo úlceras estomacais, cólicas e inflamação do revestimento do estômago. Alcaçuz também é classificado como "possivelmente eficaz" pelo MedlinePlus para o tratamento da azia. A curcumina é uma substância antioxidante que pode ser adquirida como um suplemento dietético de venda livre. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a curcumina pode estimular a produção de bílis, o que pode melhorar a digestão.
Mais dicas para melhorar a digestão
Além de produtos sem receita, existem algumas técnicas simples que você pode usar para melhorar a digestão de sua comida. De acordo com Jamie Corroon, médico naturopata do Centro Universitário da Bastyr para a Saúde Natural, mastigar sua comida dá mais tempo para que as enzimas em sua saliva quebrem os carboidratos. Também é importante estar em um estado mental relaxado enquanto se come, pois o estresse pode bloquear a produção de ácido gástrico, uma substância necessária para decompor os alimentos e absorver os nutrientes. Comer alimentos amargos, como cacau sem açúcar, casca de frutas cítricas e ervas amargas como a camomila, pode aumentar a produção de ácido gástrico. Finalmente, manter um diário alimentar é uma maneira fácil de identificar e eliminar alimentos problemáticos da sua dieta.