Lactobacillus rhamnosus é um tipo probiótico ou benéfico de bactérias. Esta forma de bactéria pode ser obtida aumentando a ingestão dietética de certos alimentos fermentados, como o iogurte natural. Quando as bactérias probióticas são quebradas em seu corpo, elas liberam certas substâncias químicas que criam um ambiente tóxico, o que dificulta a sobrevivência das bactérias nocivas, que causam infecções e doenças. De acordo com Barry Goldin da Escola de Medicina da Universidade Tufts, em Boston, o lactobacillus rhamnosus é a forma de bactérias probióticas com os maiores benefícios à saúde.
Reduz a diarreia
O benefício mais comum que resulta do aumento da ingestão de lactobacillus rhamnosus é que pode reduzir a frequência e a duração da diarreia. Um estudo realizado pelo Departamento de Pediatria no North Bengal Medical College e Hospital na Índia sugere que a ingestão de altas doses de lactobacillus rhamnosus reduziu drasticamente a frequência e duração da diarréia aquosa em crianças indianas. Este estudo também revelou que o requisito para terapia intravenosa e tempo de internação também foi reduzido em conjunto com o tratamento de altas doses de lactobacillus rhamnosus.
Imunidade Geral
A pesquisa sugere que o aumento da ingestão dietética de lactobacillus rhamnosus pode fornecer um impulso geral ao seu sistema imunológico. Um estudo realizado no Instituto de Alimentos, Nutrição e Saúde Humana da Universidade Massey, na Nova Zelândia, revelou que o consumo de lactobacillus rhamnosus em produtos lácteos proporcionou um aumento na atividade fagocitária do sangue e das células peritoneais. Esta descoberta confirma que o consumo de lactobacillus rhamnosus pode aumentar a função global do seu sistema imunológico. Estudos de pesquisa variam em relação ao benefício global de lactobacillus rhamnosus no trato urinário. Lactobacillus rhamnosus não pode aderir ao revestimento do trato urinário, como pode para o trato intestinal, por isso a capacidade de livrar as bactérias do trato urinário não é tão grande quanto no trato intestinal. No entanto, um estudo realizado por Michael Hsieh no Baylor College of Medicine, em Houston, sugere que a presença de lactobacillus rhamnosus pode não reduzir o número de bactérias nocivas na urina, mas pode reduzir a incidência de infecções febris do trato urinário associadas à bactéria. a urina