O interesse em probióticos é maior do que nunca nos Estados Unidos, de acordo com um artigo de 2008 publicado na revista "Clinical Infectious Diseases". Os benefícios dessas “boas bactérias” estão bem documentados e incluem melhor digestão e função imunológica, síntese melhorada de vitaminas e redução do risco de doenças, incluindo Crohn e colite ulcerativa.
Iogurte
Iogurte é uma rica fonte de probióticos , mas tenha cuidado: Nem todo iogurte contém probióticos. A maioria das marcas que anunciam esse fato no rótulo. Poderosas cepas de probióticos encontrados no iogurte incluem lactobacilos e bifidobactérias. Quanto mais diferentes as cepas dessas bactérias, melhor, procure essas informações no rótulo e compare as marcas quando possível. Embora o iogurte comprado em lojas contenha probióticos, algumas dessas bactérias são inevitavelmente destruídas pelo processo de pasteurização. Para um produto que contém as culturas mais ativas e vivas, fazer iogurte em casa com leite cru é ideal.
Kefir
Kefir é um produto muito semelhante ao iogurte; Geralmente é feito de leite, mas pode ser feito com outros líquidos, como leite de coco ou água. Kefir, no entanto, tem a vantagem de ser 99% livre de lactose, tornando-se uma boa opção para aqueles que são intolerantes à lactose. Além disso, o kefir está entre as fontes mais ricas de probióticos disponíveis, com três vezes a quantidade de probióticos normalmente encontrados no iogurte. Pode ser comprado na maioria das mercearias; no entanto, para produzir um kefir contendo os mais altos níveis de probióticos, o leite cru é ideal.
Legumes fermentados
Legumes fermentados são alimentos ricos em probióticos que facilmente podem ser feitos em casa. Alguns exemplos comuns que podem ser comprados na mercearia incluem chucrute e picles. No entanto, você pode não obter muito benefício de vegetais comercialmente fermentados, como o chucrute, porque grande parte das bactérias e enzimas saudáveis desses alimentos foi destruída. O processo de fermentação é simples e requer apenas sal, água, um pote e sua escolha de vegetais cultivados em solo saudável, orgânico e rico em bactérias.
Kombuchá Chá
Kombuchá chá é produzido pela fermentação de chá preto doce com uma cultura plana de bactérias e leveduras conhecida como cogumelo do kombuchá. O resultado é uma bebida rica em probióticos, com dezenas de benefícios para a saúde relatados, incluindo o reforço do sistema imunológico do corpo. A American Cancer Society reconhece os relatórios generalizados de tais alegações, mas diz que nenhum deles é apoiado pela ciência e, de fato, adverte que o chá de kombuchá causou complicações e até mesmo a morte em alguns casos. , , ] ]