casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Qual é o objetivo dos probióticos?

Probióticos ou bactérias “amigáveis” fornecem uma variedade de benefícios, especialmente dentro dos sistemas digestivo e imunológico. Probióticos encontrados em alimentos e suplementos dietéticos espelham a atividade daqueles encontrados naturalmente no trato gastrointestinal. Probióticos trabalham para restaurar a simbiose entre bactérias prejudiciais e amigáveis ​​no intestino, promovendo assim a saúde e prevenir o aparecimento de doenças.

Probióticos

Mais definitivamente, o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa descreve probióticos como microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde do hospedeiro. A maioria dos probióticos são bactérias e funcionam na mesma capacidade que as encontradas naturalmente no intestino humano. A maioria das bactérias probióticas é originária de duas linhagens: Lactobacillus e Bifidobacterium. No entanto, existem várias espécies diferentes dentro de cada linhagem. Cada cepa probiótica promove a saúde ideal para o hospedeiro de uma maneira distinta.

Microrganismos em toda parte

Bactérias amigáveis, como cepas probióticas, são vitais para a saúde do sistema imunológico, a proteção de doenças causando microorganismos, eliminação de materiais tóxicos e a digestão, absorção e metabolismo de alimentos e nutrientes. O corpo está cheio de microorganismos; bactérias vivem dentro e na pele, no trato gastrointestinal, no sistema respiratório e no trato urinário. A microflora em cada uma destas áreas varia, portanto há uma diferença nos organismos bacterianos que os povoam. Consequentemente, os indivíduos têm sua própria mistura de bactérias benéficas. Bactérias amigáveis, como cepas probióticas, são vitais para a saúde do sistema imunológico, a proteção de microrganismos causadores de doenças, a eliminação de materiais tóxicos e a digestão, absorção e metabolismo de alimentos e nutrientes. Interações entre microorganismos e o corpo são cruciais para a saúde e o bem-estar.

Simbiose

No corpo humano, há um equilíbrio constante entre bactérias amigáveis ​​e prejudiciais. Esse equilíbrio pode ser interrompido de duas maneiras. O primeiro é o uso de antibióticos que matam as bactérias amigáveis ​​junto com as bactérias prejudiciais no intestino. A presença de microrganismos hostis, como bactérias causadoras de doenças, leveduras e fungos, também pode perturbar o equilíbrio. Os probióticos são usados ​​para restaurar a simbiose entre as bactérias amigáveis ​​e prejudiciais. Os probióticos, portanto, foram utilizados para prevenir e tratar distúrbios do sistema digestivo e imunológico.

Benefícios probióticos

Probióticos não só melhorar o processo de digestão, mas também apoiar o sistema imunológico. No sistema digestivo, os probióticos tratam diarréia, infecções vaginais por fungos, eczema em crianças e síndrome do intestino irritável; absorver e produzir vitaminas e minerais; e gerenciar infecções intestinais rapidamente. Os probióticos promovem a imunidade reduzindo a ocorrência de câncer de bexiga, aumentando a produção de anticorpos IgA, aumentando a atividade de fagócitos e de microfágicos e melhorando a saúde geral.

Uso seguro

De acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, microorganismos vivos têm sido utilizados como agentes probióticos sem causar doença. No entanto, o uso seguro de probióticos ainda não foi completamente pesquisado. Mais informações são necessárias para documentar cientificamente sua segurança, especialmente para o uso por crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido. Os efeitos colaterais associados ao uso de probióticos incluem: flatulência, inchaço, infecção, atividade metabólica não saudável e estimulação do sistema imunológico. Esses efeitos colaterais são raros e, se ocorrerem, tendem a ser leves.