Um intestino saudável contém cerca de 100 trilhões de microrganismos, como bactérias, de acordo com o Guia de Saúde Familiar da Harvard Medical School. A maioria ajuda a combater patógenos indesejáveis ou ajuda na digestão. Comer bactérias probióticas adiciona a este exército de bactérias "boas". Consumir bactérias probióticas não fornece muita energia nutricional. No entanto, a atividade positiva da bactéria no intestino pode melhorar sua digestão, fazendo você se sentir mais enérgico.
Probióticos
Bactérias e microorganismos vivem em seus intestinos grosso e delgado. Quando você come bactérias vivas que podem prosperar em seu trato digestivo, estas são conhecidas como probióticos. Probióticos vêm em forma de pílula ou em produtos alimentares naturais, como iogurte, algumas bebidas lácteas e chucrute. As bactérias probióticas Lactobacillus acidophilus são mais comuns em suplementos e alimentos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Outras formas de bactérias probióticas incluem Bifidobacterium e Saccharomyces boulardi. A energia que seu corpo precisa para operar vem principalmente de fontes de alimento. Então, qualquer coisa que melhore a eficiência do seu sistema digestivo está teoricamente melhorando sua capacidade de fornecer energia ao seu sistema. Além disso, alguns dos métodos mais comuns de consumo de probióticos contêm energia alimentar. Por exemplo, um 4 oz. O iogurte natural com baixo teor de gordura contém 71 calorias, de acordo com o USDA National Nutrient Database. Calorias são uma medida da quantidade de energia que uma determinada substância fornece ao seu corpo. Os iogurtes probióticos, portanto, oferecem tanto bactérias e energia saudáveis.
Problemas Gastrointestinais
Alguns problemas gastrointestinais causam uma queda na energia. Por exemplo, pessoas com condições como a síndrome do intestino irritável ou a doença de Crohn podem apresentar letargia, entre outros sintomas. Os probióticos parecem ajudar a aliviar os sintomas em algumas pessoas com tais condições, embora esteja longe de ser uma cura. Pode ajudá-lo a recuperar alguma energia, melhorando a capacidade do intestino de manipular e digerir os alimentos. Da mesma forma, a diarréia pode derrubar sua energia completamente. Os probióticos podem reduzir os sintomas da diarreia em até 60% em comparação com um placebo, segundo a Harvard Medical School.
Doses
Muitos fabricantes de iogurtes e bebidas probióticos sugerem tomar uma pequena garrafa ou caixa por dia. Em termos de dosagem real de bactérias, isso é mais difícil de medir. A Universidade de Maryland sugere que, se você quiser apenas manter seu intestino saudável e seus níveis de energia elevados, tome entre 1 e 15 bilhões de unidades formadoras de colônias todos os dias. Como com qualquer tratamento, se você se sentir doente ou notar quaisquer efeitos colaterais negativos, pare de tomar os probióticos ou reduza sua dose.