Os probióticos estão recebendo muita atenção nos dias de hoje. De iogurtes recentemente comercializados para suplementar cápsulas, os probióticos estão sendo apontados aparentemente em toda parte como um elemento importante em sua saúde digestiva. Mas você pode não saber se os probióticos são adequados para você. Na verdade, algumas pessoas que consomem probióticos - vivem microrganismos em determinados alimentos e suplementos - podem experimentar efeitos colaterais desagradáveis.
O que são probióticos?
De acordo com a Pennsylvania State University, o termo "probióticos" refere-se a um tipo de bactéria saudável encontrada em alimentos fermentados, bem como na forma de suplemento. Estes organismos vivos bacterianos são semelhantes aos trilhões de microorganismos que todos vivem naturalmente em seus sistemas intestinais, combatendo doenças e bactérias ruins todos os dias. E enquanto a idéia de ter bactérias em seu sistema digestivo - e muito menos de ingeri-las de boa vontade - pode parecer estranha ou desagradável, esses microorganismos vivos são realmente necessários para uma boa saúde.
O que eles fazem?
Considerações
Probióticos são geralmente considerados seguros, especialmente em sua forma natural, de alimentos integrais. Afinal, as pessoas têm consumido com segurança iogurte, soro de leite coalhado, tempeh, miso e outros alimentos fermentados ricos em probióticos por séculos. No entanto, se você estiver interessado em experimentar probióticos por motivos de saúde, consulte seu médico antes de testá-los. A dosagem adequada dos probióticos varia de acordo com os sintomas que você está tentando tratar, e seu médico pode fornecer informações apropriadas e ajudá-lo com quaisquer efeitos colaterais que você possa ter. Além disso, a Clínica Mayo afirma que seu médico também deve aconselhá-lo sobre a melhor cepa de probióticos para tratar sua condição específica. Isso pode ajudar a minimizar a probabilidade de efeitos adversos também.