casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Benefícios das bactérias no iogurte

O iogurte, um produto lácteo cultivado com bactérias, fornece efeitos benéficos dentro do corpo humano. Essas bactérias normalmente vivem no trato digestivo, mas às vezes são depletadas por doenças ou pelo uso de certos medicamentos, como antibióticos. O consumo de iogurte com culturas bacterianas vivas pode substituir essas bactérias perdidas e introduzir novas colônias de microrganismos benéficos no corpo. Coletivamente, essas bactérias são chamadas de probióticos.

Uma das formas mais comuns de bactérias no iogurte são as cepas de Lactobacillus. A estirpe Lactobacillus bulgaricus é normalmente adicionada ao leite juntamente com a bactéria Streptococcus thermophilus durante a produção de iogurte. Outras cepas de lactobacillus que podem ser adicionadas ao iogurte incluem Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus caseii e Lactobacillus reutri. As bactérias bifidum, como Bifidobacterium animalis e Bifidobacterium lactis, também são uma adição popular ao iogurte. Enquanto as bactérias probióticas também estão disponíveis na forma de suplemento, o consumo dessas bactérias benéficas em alimentos integrais como o iogurte pode impulsionar seus efeitos benéficos, explica a Penn State University. As bactérias também podem produzir outros nutrientes no iogurte, como o cálcio, mais facilmente utilizado pelo organismo. Iogurte contendo bactérias probióticas está disponível como um semi-sólido cremoso ou como um líquido bebível de espessura.

Gastrointestinal Effects

Bactérias probióticas no iogurte podem colonizar o intestino, expulsando qualquer bactéria hostil que pode tentar invadir e permitindo que outras bactérias intestinais saudáveis ​​floresçam. O Lactobacillus acidophilus, em particular, promove o crescimento de bactérias amigáveis ​​no intestino. As crianças que estão tomando antibióticos ou infectadas com rotavírus podem ser protegidas da diarréia se consumirem iogurte contendo lactobacilos probióticos. O iogurte contendo as cepas Lactobaciullus acidophilus e Bifidobacterium lactis apresenta um efeito protetor contra as úlceras estomacais. Bactérias probióticas, incluindo Bifidobacterium animalis, também ajudam a acelerar a passagem de alimentos pelo trato digestivo, diminuindo a incidência de constipação.

Outros benefícios

As culturas bacterianas do iogurte podem produzir compostos que estimulam o sistema imunológico. De acordo com os alimentos mais saudáveis ​​do mundo, o Lactobacillus casei pode combater uma infecção por pneumonia. Os efeitos protetores da bactéria também podem proteger as mulheres de infecções fúngicas. As cepas de Lactobacillus também podem ter um efeito positivo na artrite, ajudando a aliviar a inflamação. O iogurte probiótico também pode ajudar a diminuir o colesterol LDL e melhorar o mau hálito. Culturas ativas vivas de Lactobacillus também produzem lactase, uma enzima que destrói a lactose, tornando o iogurte tolerável até mesmo por indivíduos intolerantes à lactose que não podem beber leite.

Considerações

Uma vez que cepas bacterianas específicas conferem efeitos à saúde diferentes, o conteúdo de uma determinada marca de produtos de iogurte. Verificou-se que alguns iogurtes embalados não contêm as estirpes específicas reivindicadas na embalagem. Iogurte confere o maior benefício quando contém pelo menos 100 milhões de culturas vivas ativas por grama. Ao escolher o iogurte para a saúde, evite as versões com adição de açúcar e opte pelo iogurte natural que é feito a partir de gordura reduzida ou leite desnatado.