Os probióticos não são necessários para a saúde humana, segundo a nutricionista da Mayo Clinic, Katherine Zeratsky. No entanto, eles podem ter muitos benefícios para a saúde. Embora a pesquisa seja limitada, alguns estudos sugerem que os probióticos podem ajudar a prevenir ou tratar uma série de condições e melhorar a saúde e o bem-estar geral. Os probióticos são encontrados em fontes de alimentos, bem como suplementos dietéticos.
Informações gerais
Probióticos são microorganismos que combatem as bactérias nocivas e regulam a imunidade. De acordo com o American Family Physician, os probióticos mais comumente estudados são Lactobacillus sp., Bifidobacterium sp. E Saccharomyces boulardii. A maioria dos probióticos é sensível às condições ácidas encontradas no trato gastrintestinal inferior e, portanto, a necessidade de ser consumida regularmente para colonizar adequadamente. Embora suplementos dietéticos contendo probióticos estão disponíveis, você também pode obtê-los a partir de fontes alimentares, como iogurte, miso e outros produtos fermentados.
Gastrointestinal Tratamento
Probióticos são comumente usados para tratar uma variedade de problemas gastrointestinais. Eles demonstraram ser eficazes no tratamento da diarréia. De acordo com o American Family Physician, os probióticos podem reduzir a ocorrência, a duração e a intensidade da diarréia relacionada a antibióticos, bem como a diarreia infecciosa aguda. Eles também podem aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn, embora a pesquisa seja um pouco deficiente nessas áreas e a eficácia varia amplamente de produto para produto.
Alívio e Prevenção a Frio -
Os probióticos também podem prevenir e reduzir a gravidade do resfriado comum. Em um estudo de 2009 publicado em "Pediatrics", a revista oficial da Academia Americana de Pediatria, pesquisadores descobriram que crianças de 3 a 5 anos que receberam suplementos probióticos diários perderam menos dias de escola devido a sintomas de resfriado e precisaram de menos medicação do que aqueles que não o fizeram. . Outro estudo realizado por pesquisadores suecos mostrou que adultos que receberam suplementos probióticos estavam doentes com menos frequência e perderam menos dias de trabalho devido a doença respiratória ou problemas gastrointestinais que aqueles que não o fizeram.
Dermatite atópica
Embora os probióticos sejam frequentemente promovidos por sua eficácia na prevenção da dermatite atópica, a pesquisa é conflitante. Em um estudo, bebês que receberam probióticos durante a gravidez e após o nascimento apresentaram menor probabilidade de desenvolver eczema do que aqueles que receberam placebo. Em outros estudos, crianças que já haviam estabelecido dermatite apresentaram reduções significativas na gravidade após o tratamento com probióticos. No entanto, de acordo com a American Family Physician, a pesquisa nesta área tem sido inconsistente, e algumas cepas de probióticos tendem a ser mais eficazes do que outras.