casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Serotonina e cafeína

Quando você está dormindo, de ótimo humor ou com fome, você tem o neurotransmissor serotonina para agradecer. No entanto, a falta de serotonina pode resultar em efeitos adversos à saúde. As pessoas costumam usar comportamentos negativos para aumentar seus níveis de serotonina, de acordo com a UCLA Arthur Ashe Student Health &Centro de Bem-Estar. Por exemplo, enquanto beber bebidas com cafeína pode elevar os níveis de serotonina, muita cafeína pode aumentar a necessidade do neurotransmissor.

Significância

A serotonina é um neurotransmissor derivado do triptofano, um aminoácido ligado às funções do humor. Como os baixos níveis de serotonina estão associados à depressão, dificuldade em dormir e aumento do apetite, é importante manter os níveis de serotonina regulados.

A cafeína é um estimulante que faz com que o sistema nervoso fique mais alerta quando ingerido. Presente nas folhas, feijões ou frutas de mais de 60 plantas, a cafeína é uma substância ligada ao aumento dos níveis de serotonina no organismo, de acordo com o Journal of Young Investigators.

A estrutura química da cafeína é semelhante ao de uma molécula de adenosina. Moléculas de adenosina são responsáveis ​​por retardar as funções do cérebro que fazem você se sentir sonolento, de acordo com o Journal of Young Investigators. Moléculas de cafeína podem inibir o efeito das moléculas de adenosina, fazendo com que seus sinais cerebrais acelerem.

Além dessa reação, a cafeína aumenta os níveis de cortisol, de acordo com a UCLA Arthur Ashe Student Health &Centro de Bem-Estar. O cortisol e a serotonina devem estar equilibrados em seu corpo para que seu cérebro funcione melhor. Portanto, quando seus níveis de cafeína aumentam, seu corpo deve aumentar os níveis de serotonina para equilibrar o cortisol.

Aviso A cafeína pode ser valiosa se você precisar de uma sacudida de energia para alimentar através de um projeto ou tarefa de trabalho. No entanto, quando você consome cafeína com freqüência e em excesso, pode ter efeitos prejudiciais. Por exemplo, seu cérebro se adapta à presença de cafeína. Isso significa que, em vez de ser estimulado ocasionalmente, o cérebro começa a precisar da cafeína para funcionar. A ausência de cafeína resulta em uma redução da serotonina, o que causa irritabilidade, sentimentos de ansiedade e incapacidade de se concentrar, de acordo com o Journal of Young Investigators.

Você pode encontrar cafeína em uma variedade de substâncias, principalmente aqueles que gosto amargo, de acordo com MedlinePlus. Bebidas como café, chá e refrigerante não são os únicos itens que contêm cafeína. Você também encontrará a substância no chocolate, medicamentos e nozes.

Não ingerir quantidades excessivas de cafeína. Beber duas a quatro xícaras de café com cafeína por dia não é prejudicial, de acordo com o Medline Plus. No entanto, se você tiver sintomas como dificuldade para dormir, dores de cabeça ou um ritmo cardíaco mais rápido do que o normal, você pode ter consumido muita cafeína.

Limite o consumo de cafeína se estiver grávida ou amamentando. Seu bebê pode não ser capaz de processar adequadamente a cafeína. Se você está tomando medicamentos prescritos, pergunte ao seu médico se eles contêm cafeína.