casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que é a apneia do sono?

A apneia do sono ocorre quando a respiração durante o sono não é normal. Existem três tipos principais: obstrutiva, central e mista (também conhecida como complexa). Alguém com apneia do sono tem eventos respiratórios anormais durante o sono, cada um durando pelo menos 10 segundos. Embora seja comum (e normal) ter alguns períodos de respiração irregular durante o sono, os pacientes com apnéia do sono experimentam esses eventos respiratórios com mais frequência. Existem três categorias diferentes para descrever a gravidade da apnéia do sono: leve, moderada e grave. Pacientes com apneia do sono leve (que é a mais comum) apresentam de cinco a 15 eventos respiratórios anormais por hora; pacientes moderados experimentam de 15 a 30 eventos por hora; e casos graves experimentam mais de 30 eventos por hora.

O que é apneia obstrutiva do sono?

A apneia obstrutiva do sono é o tipo mais comum de apneia do sono, afetando pelo menos 3 por cento das mulheres adultas e 10 por cento dos homens adultos nos EUA A apnéia obstrutiva do sono tornou-se mais comum em mulheres e homens nas últimas duas décadas. Para esses pacientes, há um bloqueio - ou obstrução - no nariz e /ou na garganta durante o sono. A maioria das pessoas com apneia obstrutiva do sono não tem problemas respiratórios enquanto está acordada porque os músculos do corpo estão ativos. Quando dormimos, no entanto, os músculos do corpo relaxam, incluindo os músculos da garganta, que é um tubo composto de tecido muscular macio semelhante ao céu da boca (palato mole). Os músculos moles da garganta podem ficar tão relaxados que o tubo colapsa e bloqueia as vias aéreas, causando essa condição de apneia obstrutiva do sono.

O que é a apnéia central do sono?

A apneia central do sono é diferente. Nessa condição, a respiração pára porque o cérebro de uma pessoa não envia o sinal para respirar. Existem diferentes tipos de apneia central do sono, e eles têm diferentes causas e tratamentos. Um tipo é a respiração Cheyne-Stokes, um padrão de respiração que geralmente existe no contexto de insuficiência cardíaca congestiva. A respiração periódica é outro tipo de apneia central do sono que geralmente ocorre em altitudes mais elevadas. Alguns estão relacionados a vários medicamentos, como narcóticos ou sedativos, e outros não têm causas conhecidas.

O que é a apnéia do sono mista? Apnéia do sono mista inclui aspectos da apnéia do sono tanto obstrutiva e central. Alguns pacientes desenvolvem essa combinação sozinhos, porém, mais freqüentemente, essa condição ocorre quando alguém com apneia obstrutiva do sono é tratado com terapia de pressão positiva nas vias aéreas e desenvolve apneia central do sono devido ao tratamento. Inicialmente, isso era chamado de apneia do sono complexa e agora é chamado de apneia do sono emergente ou resistente ao tratamento, dependendo se a apnéia do sono central existia antes de iniciar a terapia. Em aproximadamente 90% dos pacientes com apneia do sono mista, a apnéia central do sono desaparece sozinha. Apnéia central do sono que não resolve pode exigir mudanças no tratamento.