O procedimento de ileostomia essencialmente redireciona um ciclo do seu intestino para a abertura do estoma criada na sua superfície da pele. Em uma reversão de ileostomia, o encaminhamento do intestino é restaurado para sua função de pré-ileostomia - após a ileostomia, sua comida vai viajar através de seu estômago e intestinos e será excretada pelo ânus. Em vez de descartar resíduos corporais através de uma bolsa ou bolsa acoplada ao seu estoma, você poderá usar o banheiro normalmente.
Expert Insight
A edição de janeiro de 2010 dos "Anais do Royal College of Surgeons of England "relata os resultados de um estudo sobre a reversão da ileostomia em alça e a recuperação do paciente. Examinando um total de 80 pacientes submetidos à reversão ileostomia entre 2001 e 2006, o estudo constatou que nove em cada 10 pacientes foram capazes de comer uma dieta sólida dentro de dois dias após a cirurgia. No geral, um quarto dos pacientes apresentou algum tipo de complicações relacionadas à cirurgia, sendo a infecção da ferida e a obstrução do intestino delgado os problemas mais comuns.
Efeitos colaterais
Após a cirurgia de reversão de ileostomia, é comum experimentar alguma interrupção em suas rotinas digestivas e sanitárias. Durante o período de tempo que você teve a ileostomia, seu intestino grosso - o cólon - não desempenhou um papel no processamento de resíduos corporais, pois foi contornado pelo estoma. Pode levar algum tempo para que a função do cólon retorne ao normal. Algumas pessoas experimentam sangramento pós-cirúrgico no sistema digestivo e a necessidade de ir ao banheiro frequentemente durante o dia.
Prevenção /Solução
O MedlinePlus recomenda o consumo de refeições pequenas e frequentes enquanto o sistema é reajustado após ileostomia ou cirurgia de reversão de ileostomia. Se você comer cinco ou seis pequenas refeições por dia, beba pelo menos seis a oito xícaras de líquido por dia e mastigue bem a comida. Essas medidas devem reduzir os problemas digestivos após a cirurgia. Alimentos de cor vermelha podem dar a impressão de que você pode estar sangrando - é melhor evitar alimentos como beterraba, pimentão vermelho, cereja ou tomate após a cirurgia, para que você possa discernir entre vermelhidão nas fezes e sangramento intestinal.
Aviso
Qualquer cirurgia pode ter complicações e a cirurgia de reversão de ileostomia não é uma exceção. Contacte o seu médico imediatamente se suspeitar de hemorragia pós-cirúrgica, infecção ou outras complicações. Fique atento aos sinais de que você pode estar desidratado e procure orientação médica se tiver uma erupção cutânea ou uma diarréia persistente.